Comparativo Ottawa x Edmonton - parte I

Como prometido, aqui vão alguns dados sobre uma das cidades no nosso comparativo, muito importante aliás, para a nossa decisão de onde nos estabelecermos.

OTTAWA


  • Custo de vida: bem menor se comparado a Toronto, Montreal e Vancouver. Tanto na compra de moradia, como com relação a seguro de carro e aluguéis.
  • Localização: Ottawa fica bem localizada, por exemplo, de carro você leva 1h45min até Montreal, 4h30min até Toronto ou Quebec City, 7h30min até New York... 23h até Orlando, Flórida.
  • Integração: Pela cidade estar na fronteira de Ontário com Quebec, em 5min você pode cruzar a fronteira e estar vivenciando uma cultura bem diferente.
  • Qualidade de vida: Trânsito é extremamente tranquilo em Ottawa, só complica um pouquinho se você trabalha em downtown e mora em Kanata, por exemplo. Mas nada comparado ao trânsito de Toronto ou São Paulo. Outra coisa é que por ser a capital e onde mora o primeiro ministro, a cidade é mais limpa e policiada. Ottawa foi classificada como 2º melhor cidade do Canadá para se ter família (diversos fatores).
  • Clima: Em 2001, Ottawa foi classificada a capital mais fria do mundo. As temperaturas no inverno podem chegar facilmente a -35ºC ou até menos e com bastante neve, em compensação no verão, as temperaturas são bem elevadas, chegando a mais de 30ºC.
  • Transporte: O sistema de ônibus em Ottawa é bem eficiente, mas você pode perder bem mais tempo do que se fosse de carro. Um carro usado em boas condições custa cerca de CAD$ 3,000 e um "popular" 0km custa a partir de CAD$ 13,000. Acrescente nas opções o seguro do carro, que costuma ser alto.
  • Educação: As escolas são gratuitas até o ensino médio, com inclusive, transporte casa/escola também gratuito. As universidades são pagas e em média custam CAD$6,000 a CAD$ 10,000 por ano.
  • Saúde: Como já ouvimos falar, o sistema público canadense é bem inferior ao sistema privado brasileiro, porém você não tem q pagar nada por ele né... Longa espera por consultas e demora no antendimento são frequentes. Somente os médicos de família conseguem consultas com especialistas se julgarem necessário.
  • Emprego: Falando da área de TI, sempre há demanda e a cidade tem várias empresas da área. Não é necessariamente obrigatório saber francês, mas é um diferencial. Os salários em geral, são menores que nos grandes centros (como Toronto), porém o custo de vida é menor.

5 comentários:

  1. Muito bom...Me deu até vontade de iniciar minha pesquisa mais séria sobre Ottawa e Edmonton. Muito legais suas informações...estou cada vez mais inclinado para Ottawa.

    ResponderExcluir
  2. Também somos arquitetos e pretendemos ir para Vancouver ou Edmonton. Visitarei Edmonton em Julho ou Agosto e colocarei as informações no blog assim que voltar. A princípio, penso que se é para pegar tanto frio, Edmonton tem mais oportunidades. Boa sorte para vocês!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo blog e pela excelente descritivo sobre a vida em Ottawa.
    Se fosse morar na costa Leste com certeza Ottawa seria minha escolha, mas estou indo para Vancouver.
    Abração

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do blog, parabens!

    Nado adianta, nao troco Ottawa por nenhum outra cidade no Canada, ela eh a paixao da minha vida!!! hehehehehe... Acho que se todos que eu indico Ottawa se mudassem para la a cidade ia ficar super povoada....

    Boa sorte

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o post.Nos tb não sabemos ainda para onde ir, no momento estamos esperando a famosa cartinha de pedido da documentação (que espera aguniante,rs).

    Vamos add vcs ao nosso blog,e gostei de saber que o casal tem profissões iguais ao nossas.

    ResponderExcluir