Comparativo Ottawa x Edmonton - parte II

Olá pessoal! Ficamos muito contentes com os primeiros comentários no nosso blog... eehhh!
Muito obrigado a todos e já estou montando um espaço para todos os blogs que estamos visitando e serão lembrados com muito carinho..
Vamos seguindo o comparativo, agora é a vez de Edmonton.

EDMONTON


  • Custo de vida: Edmonton tem o custo de vida mais baixo que em Toronto, porém esse valor vem subindo devido a grande quantidade de investimentos e geração de capitais dentro da província de Alberta. A cidade é o maior centro extração de gás natural e óleo do Canadá, com a economia em forte ascensão. No final de 2006, a província de Alberta enviou cheques de cerca de CAD$400 para a casa dos todos os moradores legalizados, distribuindo os excedentes do superávit na economia ocorrido no ano passado.


  • Localização: Edmonton localiza-se no centro geográfico da província de Alberta. E é considerada a cidade mais setentrional do mundo. Calgary fica a 276Km, Toronto a 2712km e Montreal a 2981km. Mas é claro que se você pega um vôo, rapidinho você chega em Vancouver, por exemplo. Os aeroportos de Edmonton (2 internacionais), tem rotas para todas as cidades importantes do mundo.


  • Integração: Esse fator fica mais prejudicado, pois a cidade localiza-se no centro do Canadá, relativamente longe de Toronto, Vancouver, Montreal, USA entre outras. A cidade importante mais próxima é Calgary. Estima-se que Edmonton tenha cerca de 400 famílias de brasileiros.


  • Qualidade de vida: é a cidade com mais metros quadrados de parques per capita no Canadá. O parque chamado River Valley é cerca de 22 vezes maior que o Central Park em Nova York. O trânsito flui bem em Edmonton, as ruas são nomeadas através de números o que facilita a localização.


  • Clima: As temperaturas no inverno variam de 8ºC até -45ºC com neve, e no verão, as temperaturas são bem elevadas, variando entre 15ºC e 38ºC.


  • Transporte: O sistema transporte público é totalmente integrado, operando com malhas de ônibus e linhas de light rail, com cerca de 12,5km e 10 estações espalhadas pela cidade. Os valores de carros para serem comprados é basicamente o mesmo de outras cidades canadenses, cerca de CAD$3,000 (usado) e CAD$13,000 (OKM).


  • Educação: Edmonton possui 200 escolas públicas e mais 80 escolas cristãs, juntas elas atendem cerca de 114mil estudantes/ano. O governo fornece verbas para ambos os sistemas. As universidades são bem conceituadas, principalmente a Universidade de Alberta (principalmente na área de pedagogia).


  • Saúde: O sistema de saúde é como em todo Canadá, médicos de família, as vezes longas esperas em consultas exames, mas não tem comparação ao sistema público brasileiro.


  • Emprego: Com a crescimento da economia, Edmonton tem sempre demanda por novos trabalhadores. Crescimento na área de TI, como em quase todo o Canadá. Um das vantagens quanto ao salário, é que o província de Alberta é a única no Canadá a não ter o imposto sobre vendas e serviços, representando menos custos extras na horas das compras.

4 comentários:

  1. Tem 3 vôos direto para Londres por semana saindo de Edmonton. Vancouver fica a 25 min de avião. Será que os preços estão subindo como em Calgary? Ok que tem menos imposto mas e o preço das coisas? Abs e boa sorte!

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando essas pesquisas...
    Mas ainda tenho uma forte tendência por Ottawa.
    Obrigada pelas dicas!
    Renata

    ResponderExcluir
  3. A cidade utiliza o marketing de possuir o maior shopping do mundo -West Edmonton Mall.
    Não sei se é verdade, mas fiquei impressionado com o parque aquático tipo wet´n wild e o paque de diversões com montanha russa. Enquanto nas ruas nevava e o frio era intenso, o dia passou dentro do shopping e nem percebi.
    A eterna rivalidade com Calgary por causa dos times de hóquei no gelo também é uma característica marcante.

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Gostei muito dos dois posts sobre as cidades, principalmente sobre Edmonton, pois é pra lá que estamos planejando ir, por causa das ofertas de trabalho, que são muitas, faltam profissionais e sobram empregos. Mas posso te confessar uma coisa? Fiquei encantada com o que vi e li sobre Ottawa. Tem mais o meu estilo.
    Um beijo.

    ResponderExcluir