Mercado de Trabalho TI

Olá pessoal!

Pra variar, faz tempo que não escrevo, mas li uma notícia no Ottawa Business Journal e resolvi comentar por aqui, principalmente para os profissionais de TI que estejam pensando em vir para Ottawa. O link para a matéria é:

http://www.ottawabusinessjournal.com/290811308235954.php

Para quem não sabe, em 1999 teve um crescimento significativo nessa área em Ottawa (principalmente na região de Kanata, que é onde fica a maioria de empresas de TI, e onde eu trabalho). Porém em 2001 ocorreu uma quebradeira geral, quando várias empresas menores tiveram que fechar suas portas, e as maiores demitiram uma quantia significativa de funcionários (os conhecidos e temidos "lay-offs"). Aqui no Canadá (como nos Estados Unidos) é mais fácil para as empresas demitirem funcionários, pois as leis trabalhistas não protegem tanto os empregados como no Brasil. Depois de uns quatro anos lutando contra a crise, o setor voltou a crescer e no ano passado atingiu o recorde histórico de profissionais empregados (segundo o Ottawa Centre for Research and Innovation - OCRI -, . Além disso, a taxa de desemprego em Ottawa caiu para 4.5%, que é a menor taxa em quase 20 anos. A grande questão que fica é se o setor vai agüentar a recessão iminente nos EUA ou se as empresas aprenderam com o passado e estão preparadas para enfrentar uma nova possível crise. O negócio é esperar para ver.

Abraço a todos,

9 comentários:

  1. Olá,

    Tudo bom?

    Estou seguindo para o Canadá agora em fevereiro com a família, e temos uma dúvida. Como vocês fizeram para dar entrada no PR CARD? É preciso ter endereço fixo? Só a própria pessoa pode receber, ou eu poderia receber os cards de minha mulher e meus filhos?
    Se puderem nos ajudar com essas dicas, ficaria muito grato.
    meu email é mencio@gmail.com
    Obrigado e tudo de bom!

    Mencio Vidal

    ResponderExcluir
  2. Carlos Moreira24/01/2008 11:45

    Oi Diego, ainda estou iniciando o processo de imigração, ou seja ainda faltam 18 longos meses até conseguir ir... Mas gostaria de lhe pedir um favor. Será que posso enviar meu currículo para você? Veja bem não quero arranjar emprego agora não... queria só que o pessoal que trabalha contigo avalie minhas chances no mercado de trabalho. Sou desenvolvedor e sempre trabalhei em empresas de ERP... Agradeço qualquer ajuda....

    Carlos Moreira Jr. (cammjr@yahoo.com.br)

    ResponderExcluir
  3. Oi Diego e Adri!
    Estamos bem no comecinho do processo pra imigrar pro Canadá. Bem no começo mesmo, ainda nao demos entrada na papelada, nada ainda, porque temos muitas dúvidas, principalmente por sermos muito novos, não termos faculdade, nem muita experiência profissional. Estamos adicionando vcs no nosso blog, tudo bem?

    Se puderem nos ajudar em algumas coisas, com dicas e afins, agradeceríamos muito!

    Fica aqui tambem o nosso e-mail: marcela.oka@gmail.com

    Obrigada desde já!
    Parabéns por estarem aí!
    Gostaríamos de saber tambem o que estão achando da vida, acomodaçao, preços, como estao se adaptando!?

    Abraços,
    Marcela e Wagner

    ResponderExcluir
  4. Oi. Tudo bem?

    Meu nome é Roberta. Sou arquiteta também. E estou perto de fazer os exames médicos. Eu e meu marido estamos estudando para qual cidade iremos. Estamos em dúvidas. Eu, principalmente, entre Calgary, Edmonton e Ottawa. Mas algumas coisas me preocuparam em relação a Ottawa.

    1- Como está a oferta de trabalho para arquitetos (ou cadista) com pouco tempo de esperiência?
    2- Meu marido fala um pouco de francês e eu não falo nada. Como Ottawa fica na fronteira de Quebec, gostaríamos de saber se o francês é muito falado no dia-a-dia em Ottawa. Se sim, há algum preconceito com quem não fala?
    3- É preciso saber francês para conseguir um emprego?

    Agradeceria muito se vocês pudessem nos ajudar.

    Um abraço,

    Roberta.

    ResponderExcluir
  5. Oi crianças. Voltei das minhas férias em Ilhéus. Estava maravilhoso. Um sol de rachar a cuca. No retorno, o caos aéreo nos deixou com 6 horas de atraso, mas tudo bem, eram férias mesmo. E vocês heim? Novo time no coração? e a Adri sempre achei que ela era fiel ao inter, como então? No mais, vão levando em busca de informações aos outros que pretendem seguir esse mesmo caminho. Parace que vocês foram os desbravadores do Canadá. Hoje (31-01) - último dia de férias - faz um pouco de frio em Tapejara (+19º hehehe)e estamos arrumando as mochilas para passar o carnaval em Nicolau Vergueiro. as obras vão que vão. Logo poderei mostrar o que já temos. Desejo uma continuidade próspera e não esqueçam que estou sempre por perto, basta me chamar. Beijão. Tia Lili .

    ResponderExcluir
  6. Olá casal!
    Somos Inácio e Lívia, casados, psicólogos,de Fortaleza-CE. Pretendemos imigrar para o Canadá e morar na cidade de Ottawa. Em julho 2008, pretendemos visitar Ottawa para sentir a cidade, as pessoas, e ver mercado de trabalho. Gostaríamos de manter contato se possível.
    Nossos e-mails são:
    inaciodiogenes@terra.com.br
    figueiredo.livia@yahoo.com.br

    ABRAÇOS!

    ResponderExcluir
  7. Carlos e Lidiana ( cammjr@yahoo.com.br )08/02/2008 06:44

    Oi...
    Desculpe perturbar mas como não obtive resposta estou lhe pedindo o mesmo favor mais uma vez... ( desculpe a cara de pau rs)
    Ainda estamos iniciando o processo de imigração, ou seja ainda faltam 18 longos meses até conseguir ir, mas tenho 90% de certeza que irei para Ottawa... Mas gostaria de lhe pedir um favor. Será que posso enviar meu currículo para você? Como disse antes, não tenho intenção de arranjar emprego ainda, queria apenas saber a possibilidade do pessoal que trabalha contigo avaliar minhas chances no mercado de trabalho. Sou desenvolvedor e sempre trabalhei em empresas de ERP... Agradecemos qualquer ajuda....

    Carlos e Lidiana

    ResponderExcluir
  8. Ola Carlos,

    Eu havia enviado uma mensagem para voce no dia 30/01 (para cammjr@yahoo.com.br), porem acredito que voce nao tenha recebido. Hoje tentei re-enviar a mensagem e recebi uma mensagem de:

    Technical details of permanent failure:
    PERM_FAILURE: SMTP Error (state 16): 554 Message not allowed - UP Email not accepted for policy reasons.

    Voce teria outro e-mail para eu passar a mensagem?

    Abraco,

    ResponderExcluir
  9. Carlos e Lidiana ( carlosantonio@inteq.com.br )08/02/2008 14:26

    Oi, Diego... estranho...
    Mas por favor manda para carlosantonio@inteq.com.br
    Eu e minha esposa também somos de Fortaleza e amigos desse outro casal ( Inácio e Lívia ) que fez um comentário aqui tambe´m...

    Aguardamos sua resposta ansiosamente...

    Carlos e Lidiana

    ResponderExcluir