Sobre soccer (porque futebol é americano)

Olá pessoal!


Resolvi falar um pouco sobre a paixão nacional (não do Canadá, é claro), pois foi algo que me surpreendeu durante esse tempo que estamos aqui. Peço desculpas pelo tamanho do post, mas demorei demais para falar sobre o futebol, e acabou acumulando. :-)


Honestamente, quando estava vindo pensava que jogaria futebol esporadicamente e que teria que encontrar algum grupo de brasileiros para jogar. Nos primeiros meses realmente não joguei nenhuma vez, até porque chegamos no outono e durante o inverno ainda não conhecia muita gente no meio futebolístico.


No final do inverno recebi um email direcionado aos funcionários da Mitel (onde trabalho) para participar da liga industrial, temporada primavera/verão. Os jogos foram todos nas terças, nos mais diversos pontos da cidade. Os campeonatos de verão são de futebol 11 e os de inverno são de futebol 7 (em campos cobertos, aquecidos, e com gramado artificial). Para ter uma idéia da quantidade de participantes, só a liga industrial de verão teve 84 times, divididos em 9 divisões. A Mitel teve dois times na mesma divisão (Mitel United e Mitel Blues), sendo que eu joguei pelo Mitel Blues. Para finalizar, você tem todas as informações (calendário, resultados, tabelas, goleadores, etc) no site da NCISL (www.ncisl.com). Estou colocando algumas imagens do site abaixo, para dar uma idéia.



Campo da Universidade de Ottawa, onde jogamos alguns jogos



Campo da Mitel, onde jogamos os jogos em que éramos mandantes




Classificação final do campeonato



Estatísticas: cartões amarelos, vermelhos e gols feitos (jogo de exibição, liga e copa). Até que fiz alguns gols, considerando que joguei de zagueiro. Hehe...



Além do campeonato, também estava jogando algumas “peladas” durante a semana com outros grupos. Por incrível que pareça, estou jogando mais futebol aqui do que jogava no Brasil. Um colega meu da Mitel explicou esse fenômeno com a seguinte frase: “A gente pode não saber jogar direito, mas somos entusiastas do esporte”. :-)


Campo do Bell Sensplex, que é onde jogo nas sextas e também o campeonato de inverno com a Mitel



Além disso, participei de 3 torneios, sendo dois deles beneficentes e o outro de encerramento da liga industrial (que foi abaixo de chuva). E nesse último final de semana foi a final de uma liga de outono que participei com outro time (Spitfires). A liga contou com 4 times, que jogaram todos contra todos, ida e volta (apesar de ser sempre no mesmo campo), mais semi-final e final (no total, foram 8 jogos, todos aos sábados). Acabamos perdendo a final, terminando em segundo lugar. O bom de ter jogado esse campeonato é que fui convidado para jogar a liga de inverno com o time, então tenho 2 ligas para jogar: tem a liga industrial de inverno com a Mitel, que é toda quinta-feira à noite, e outra liga que nem sei o nome, que começa em meados de novembro, com jogos todos os domingos à noite.



Local dos jogos da liga de outono, que terminou no último final de semana



Local dos jogos do torneio de encerramento da liga industrial


Bom, acho que era isso. Hehehe… Acabou ficando mais longo que o esperado o post. Para finalizar, seguem algumas curiosidades. 


1 – Você joga com pessoas dos mais diversos lugares do mundo (só nos times da Mitel, por exemplo, tinham jogadores da Argentina, Itália, Rússia, Santa Lúcia, Irã, China, Escócia, Trinidad e Tobago, Espanha e Inglaterra). 
2 – Tem uma mulher que joga para o nosso time da Mitel (jogou na liga de verão e está jogando na de inverno). Até tem liga industrial feminina, e a Mitel tem um time participando, mas não deve ser muito divertido jogar nesse time, pois elas perderam todos os jogos, terminando com um saldo negativo de mais de 80 gols. Hehehe… Na verdade, só o nosso time tinha uma mulher, então não é uma regra. E também não sei dizer se isso é permitido em outras ligas. Dá para entender isso, pois a seleção do Canadá feminina é muito melhor que a masculina. :-)
3 – Com exceção de alguns jogadores que aparentemente começaram a jogar este ano, o nível até que é aceitável, além de existirem ligas mais “profissionais” comparadas com às que joguei, então não dá pra reclamar. Acho que essa miscelânea de jogadores vindos de países onde se joga futebol eleva o nível.
4 – O dono do Ottawa Senators, que é o time de hóquei daqui (essa sim a paixão nacional do Canadá), está propondo uma franquia para disputar a Major League Soccer, que é a liga americana. Atualmente a liga conta com 14 equipes, sendo 1 do Canadá (Toronto) e 1 do México, mas está com proposta de expansão para 18 equipes até 2011. São 9 cidades brigando por 2 vagas, pois as outras 2 já estão definidas para Seatle e Philadelfia. Para quem quiser ver, seguem as fotos da proposta do estádio que seria construído aqui em Ottawa (http://www.bringtheworldtoottawa.ca/stadium-plans.php).
5 – Para os campeonatos ao ar livre, cada time tem que levar sua própria rede e duas bandeirinhas de escanteio.


Se eu lembrar de alguma outra curiosidade, eu coloco em outro post.


Abraço,
Diego

2 comentários:

  1. Entao, Diego, ou devo dizer zagueiro goleador? Os 4 gols foram de cabeça ou de barriga, joelho, queixo? :-)
    Mas que legal o fato de vc jogar mais aqui do que no Brasil! Realmente é difícil acreditar que existam tantos outros "entusiastas" que consigam formar numa liga amadora 84 times! Sao quase 1000 aficcionados! Parabéns pelo 3o lugar na liga, aposto que se vc tivesse jogado na Mitel United a classificaçao deles teria sido melhor... Grande abraço meu grande amigo goleador

    ResponderExcluir
  2. Por BEA! Ei Diego!vou preparar algo especial para vc autografar!!! Pois vc já é celebridade no futebol canadense!
    parabéns.....e muitos gols.

    ResponderExcluir