10 estratégias "verdes"



Hoje é Earth Day e eu pensei o que podemos fazer pra contribuir com o planeta. 

1. Meios alternativos de transporte - Fiquei observando os ciclistas hoje cedo, fazendo quase o mesmo caminho que eu, atravessando a ponte Quebec-Ontario e achei muito legal da parte deles estar fazendo isso. Aliás, tem muiiita gente que fque pedala para o trabalho por aqui. Bem, não só legal como bem mais prático do ir de carro, pois eles fizeram o trajeto muito mais rápido que eu.
Não posso negar que, de fato, o trânsito Gatineau-Ottawa (na Champlain Bridge, no meu caso) não é nada eco-friendly na hora do rush, por volta da 8 horas da manhã. São duas pistas na rua de acesso e também na própria ponte, mas é reservada para transporte público e carros com mais de 2-3 passageiros. Como a maioria esmagadora do pessoal respeita e não anda nessas pistas, a que resta fica totalmente entupida.
O Diego até foi algumas vezes de bike pro trabalho, quando ainda morávamos no apartamento aquele em Ottawa e trabalhava em outra empresa. Eram 11km só de ida. Ele comentava que era bem tranquilo, era bom pra saúde e pro meio-ambiente. Ele chegava lá, ia pro banho, renovado pra começar o dia de trabalho. A única coisa é que isso demanda uma empresa que disponibilize chuveiros pra os funcionários, o que muitas não oferecem (inclusive onde eu trabalho), por que ninguém merece cheirinho de suor do colega ao lado.
Usar o transporte público, o famoso busão, é uma boa pedida pra quem pode, mas infelizmente pra nós não é viável.

2. Sacolas reutilizáveis - técnica já difundida, inclusive no Brasil, acredito eu, que são essas sacolinhas de super-mercado reutilizáveis. Eu sou bem fã delas. Já acho um crime aquele monte de embalagens onde os produtos vem hoje em dia, mas deixar de largar centenas de sacolinhas plásticas anualmente já é um bom começo. Aqui, as sacolinhas reutilizáveis são fabricadas com material reciclado, são reforçadas, aguentam muitos e muitos ranchos e custam apenas $1 em média.
Só tem que lembrar de levá-las na hora das compras né... :)

3. Filtro d´água - Nós o utilizamos ao invés de ficar comprando as garrafinhas descartáveis. Os rios agradecem.

4. Separar o lixo para reciclagem. Ganhamos um latão da prefeitura de Gatineau, que passa de 15 em 15 dias (na nossa área) para recolher o lixo reciclável.

5. Banhos mais rápidos. 
Eu sei, eu sei que muitas vezes, depois de um dia cheio de atividades, é bom um banho longo e quentinho...

6. Trocar lâmpadas incandescentes por econômicas - No momento estamos com uma de cada na frente de casa... o óóo de bonito... do final de semana não passa!

7. Temperatura interna - com o aquecimento central, presente em todas as casas por aqui, é bem fácil gastar bastante com a conta de gás nos meses de inverno. Portanto, tentamos manter uma temperatura não tão alta e adotar o casaquinho dentro de casa, reduzir durante o período que estamos no trabalho ee também durante a noite, quando estamos embaixo das cobertas... Tudo isso pode ser feito com um termostato digital, onde você programa os horários e temperaturas. Mesma coisa (ao inverso) vale para os aparelhos de ar-condicionado, quando der, abra as janelas e deixa o ar fresco entrar, assim poupa-se na conta de luz (nós vamos de ventilador mesmo...)

8. Eletrodomésticos eficientes - A new home foi equipada com eletromésticos que consomem menos energia. Se você estiver precisando trocar os seus, mesmo que escolha modelos simples (e dentro do orçamento) procure avaliar o quanto consomem de energia. Não sei como chama no Brasil, mas aqui são as famosas Energy Star appliances (na verdade é uma minoria das marcas que não oferecem isso por aqui hoje em dia)

9. Low Flow torneiras e chuveiros - De novo, não sei ao certo como isso chama no Brasil, mas por aqui o pessoal investe bastante em torneiras e chuveiros de baixo fluxo. Boa forma de economizar água.

10. Reuso de papel : Que tal utilizar o verso das páginas para recadinhos, lista de compras, anotações etc? Assim poupamos algumas árvores...hehe


Inté... fotos de Montebello no próximo post... uhuu

Um comentário:

  1. Medidas simples e fáceis que deveriam ser adotadas por todos. Alé do aspecto ecológico tem o econômico também. A gente gastaria menos com elas.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir