Sobre meu curso de college em arquitetura

By Adriane Jungues - dezembro 08, 2010

Fonte: Algonquin College - Ottawa

Friozinho dando as caras hoje, -10ºC/sensação -17ºC.... brrr


Algumas pessoas me perguntaram ultimamente sobre o mercado de trabalho em Ottawa e já aproveito pra relatar um pouco das impressões que eu tive e ainda estou tendo durante o curso, que por sinal está no fim (e eu estou correndo feito doidaaaa), e talvez alguém venha a entender um pouco do que acontece por aqui.

É que o cenário é o seguinte, minha turma tem por volta de 6 arquitetos (entre outras profissões, engenheiros, technologists...) e todos tem semelhante opinião: Ottawa não é muito receptiva a arquitetos extrangeiros.
Bom... mesmo que os professores digam o contrário, lembrando que eles, pessoalmente, sempre trabalharam com foreign-trained profissionais, a impressão persiste.
Vou citar o exemplo de um colega, ele é libanês, formado a uns 10 anos, trabalhou em grandes projetos no oriente médio, inclusive Dubai, segundo ele, teve ótimas experiências de trabalho e resolveu vir pro Canadá por questões familiares. Pois bem, na teoria, me parece um bom currículo, né não?! O fato é que ele sequer recebeu respostas dos escritórios de arquitetura daqui da cidade. 
Em resumo, a opinião é unânime - parece que os arquitetos daqui tem medo de competição, de pessoas com melhores idéias, dispostos a mudar o mundo (hehe... essa é boa), fugir do tradicional (o dito estilo tradicional que julgo estilo que pratica a cópia), portanto parecem contratar apenas pessoas com poucas ambições (o que não é muito comum em arquitetos (nesse caso) e em nenhum brasileiro...ehehe). 
Enfim, esse meu colega está fazendo a primeira parte da validação do diploma e o curso pra ver se suas chances aumentam.

Ao contrário de tudo isso, pode vir a mente que eu consegui emprego super rápido por aqui quando chegamos e eu explico: eu não trabalhei em escritórios de arquitetura propriamente ditos, eu trabalhei em escritório de design de interiores e uma pequena construtora. Nesses lugares, a demanda por profissionais com conhecimento, principalmente em AutoCad, parece ser constante (pelo menos era).

No mais, estou gostando bastante do curso, apesar de o volume de trabalho e exigências seja muito além do que eu imaginava que seria. Estou bem contente que está no finalzinho da primeira  etapa, até pretendo começar a escrever mais sobre as estratégias que estou aprendendo num futuro não muito distante (quem sabe num outro blog...hehe). Próximos passos serão voltar a aplicar para os escritórios de arquitetura e tentar melhorar minha opinião sobre esse mercado de trabalho por aqui.

Por hoje era isso pessoal!  Desculpem se não pude ajudar em áreas específicas, mas de fato realmente não sei dizer... Vale lembrar de que os sites de vagas como WorkopolisMonster e jornais da cidade em questão, tendem a dar uma boa idéia do que o mercado está precisando no momento.

  • Share:

LEIA MAIS

12 comments

  1. Oie Adri!
    O "ideal" então é vc abrir uma sociedade com os The Best daí e "abalar bangú!" em Ottawa.
    $uce$$o para vc.
    Bjus

    ResponderExcluir
  2. Nao sei se voce ja assistiu esse video. Ele explica um pouco sobre essa dificuldade de profissoes como a sua.

    http://www.blip.tv/file/1590748

    Sao quatro videos.

    Enjoy.

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriane,

    Estava pensando outro dia "quando for comprar uma casa, quem será que vou contratar pra fazer um projetinho de reforma?" - isso levando em conta que sou viciada em HGTV e tudo que o pessoal acha bonito lá eu acho brega, ha ha ha.

    Na hora pensei em você - quem sabe quando eu tiver $$ pra comprar uma casa você estará fazendo projetos também aqui nas bandas de Toronto.

    bjo

    ResponderExcluir
  4. O jeito é vocês revolucionarem a arquitetura canadense usando toda a criatividades que nós brasileiros temos.

    E a vida segue...

    ResponderExcluir
  5. Boa sorte p/ vc !!!! Daqui a pouco (toc toc toc) mais um arquiteta chegando aí na geladeira! rs rs

    Planejo abrir meu próprio office e talvez uma loja (bem pequena) com marcenaria exclusiva... quero pegar os rich Canadians ! :)

    Um lance q achei interesante (e no qual não tenho experiência nenhuma, daí o desafio) é a decoração de aviões particulares. Parece q os melhores "furnishings" p/ private jets estão aí nessa região (East Canada, especialmente Toronto). Pode ser um lance legal a aproximação com uma empresa dessas...... fazer contato c/ clientes Top$$$$ !

    Qdo eu estiver chegando entro em contato e a gente troca figurinhas, ok? Por enquanto estou "incógnita" pq tenho um escritório "grandinho" aqui no BR mas estarei fechando o dito-cujo p/ irmos de mala e cuia p/o Canadá.... Como ninguém aqui na terrinha sabe a nossa intenção.... e eu não quero nenhum "urubussaurus aureos" me seguindo.... vou aguardar o final do processo p/ começar a fazer o meu "comercial" , colocar fotos dos projetos, publicações, etc ! rs rs rs
    Boa sorte again! A gente se fala mais pra frente, ok?
    Abs

    ResponderExcluir
  6. Olá. Bom dia. Primeiramente gostaria de parabemlizá-la pelo ser blog, considero uma excelente iniciativa. Estou me formando em arquitetura e urbanismo e gostaria de saber quais os softwares mais utilizados tanto para arquitetura quanto para design de interiores aí no Canadá. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla. Os softwares geralmente são AutoCad, Revit, Chief Architect e Sketch up.
      Boa semana para você também!
      Adri

      Excluir
  7. Olá. Bom dia. Primeiramente gostaria de parabemlizá-la pelo ser blog, considero uma excelente iniciativa. Estou me formando em arquitetura e urbanismo e gostaria de saber quais os softwares mais utilizados tanto para arquitetura quanto para design de interiores aí no Canadá. Tenha uma ótima semana.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Carla! Os softwares mais utilizados são Auto Cad, Revit, Chief Architect e Sketchup.
      Abraço!
      Adri

      Excluir
  8. Oi Adri! Qual foi esse curso que voce fez na Algonquin? Teria algum outro College em Ottawa que voce indicaria? Após esse curso, realmente abriu o leque para as contratações em escritórios? Se puder entrar em contato por e-mail: contato@outonoarquitetura.com.br
    Gostaria de conversar um pouquinho com voce, se nao for incomodá-la, claro. Muito obrigada. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá! Eu fiz o curso chamado Green Architecture. Existem outros colleges em Ottawa sim, mas não sei de cursos nesta área específica (só outros tipo architectural technologist).
      Eu fiz bastante networking nesta época, mas não recebi ofertas de emprego por causa disso não (eu também tive minha filha logo em seguida e fiquei fora por um bom tempo).
      Abraço!
      Adri

      Excluir
  9. OLá Adriane! Sou arquiteto a mais de 15 anos e tenho muita experiência com programas BIM como o Revit. Tenho Tios em Toronto e minha ideia era aplicar para o BEFA o qual preencho muitos requisitos menos o work Experience de 6 meses. Aliás, como obter visto de trabalho daqui? Acho pouco provável. Você sugere algum college para os lados de Toronto? Que cursos você acha que estão mais alta no mercado de trabalho? Obrigado!

    ResponderExcluir