FAQ

Hospedagem para os recém-chegados em Ottawa

By Adriane Jungues - janeiro 30, 2012

*Livia - Olá! legal que vc tá gostando do blog, espero que ajude vcs em alguma coisa! Boa sorte os planos e decisões...


Anterior - Churrasco

Quando resolvemos que Ottawa seria nosso novo lar, lá em meados de 2007, começamos uma  pesquisa sobre onde ficaríamos nos primeiros dias após nossa chegada. Na época, se não me engano, poucos blogs falavam sobre o assunto e não ficamos sabendo de várias coisas, coisas do tipo que os contratos de aluguel começam geralmente no primeiro dia do mês, os requisitos e não acabamos não nos programamos direito.
Alugamos uma espécie de flat/hotel para os primeiros 30 dias, o que geralmente se chama aqui de short-term rental. A empresa em questão chama-se Cardinal Suites que operava na época com apenas uma localização na cidade, com serviço semelhante a hotel (eu me refiro à limpeza do quarto e troca de roupa de cama e toalhas). Hoje, essa mesma empresa atua de forma um pouco diferente, eles continuam proporcionando aluguel de curto prazo, com ambientes mobiliados, mas sem serviço de hotel.
Achamos conveniente na época e pra falar a verdade, não achamos nada mais barato (hotel mesmo era mais caro). O quarto era bem pequeno, um bachelor (cama e cozinha conjugados) mais o banheiro, mal cabíamos nós e nossas malas, mas foi tranquilo pra recém chegados, cheios de motivação. Acabamos tendo que ficar quase 40 dias no dito lugar, já que nosso contrato de aluguel começaria dia 1 de novembro... enfim.. gastamos um pouco a mais...
Já tempos depois, ficamos sabendo da opção de homestay, que muitos dos nossos amigos aqui ficaram quando chegaram. O négocio é simples, alguém com disposição e uma casa grande resolve alugar os quartos. Aí você tem que dividir a cozinha, banheiros (se nao tiver conjugado com o quarto) com os donos da casa e os outros possíveis inquilinos temporários. Se alguém tiver interesse nesse tipo de opção, me deixe um recado ou email que eu vejo se consigo o contato de uma homestay que conheço aqui.

Ok, seguindo...hotéis. Bem, nunca utilizamos hotéis na região então fica difícil dar uma opinião concreta sobre o assunto. Eu recomendaria os sites hotels.ca, expedia.ca e travelocity.ca como os principais sites de busca de hotéis, lá você pode ver os preços, verificar as reviews, acomodações e serviços, além, claro, de fazer a reserva. Esses são os sites que sempre utilizamos pra reservas das nossas viagens (aquelas, as relâmpago...). 
Fiz uma pesquisa no google maps mesmo, olhando áreas que eu conheço da cidade e os preços começam em torno de $79 por noite. E daí vão subindo. 
Claro, quanto mais perto do centro tende a ser mais caro, então uma boa é ficar perto das estações de ônibus da OCTranspo (mapa do sistema de bus de Ottawa) e STO (mapa do sistema de bus de Gatineau) (caso vc vá utilizar transporte público), que facilita bastante o deslocamento pela cidade, já que Ottawa/Gatineau ainda não possui metrô. Também, mais para turistas e não tanto para novos imigrantes, não acho uma boa ficar muito longe do centro, pois o trânsito pode atrapalhar e o deslocamento "comer" uma boa parte do tempo (principalmente no inverno). 

Pra terminar, voltando aos aluguéis, agora de longo prazo, para aqueles que vem pra ficar: , esse nosso oráculo, o Google, é uma mão na roda minha gente. Proporciona a busca por moradias disponíveis e de quebra, dá pra passear na área com o street view e ver se a paisagem agrada (hehe), se tem ponto de ônibus perto, quanto tempo fica do centro etc...

Ainda, acho interessante ligar, mesmo que ainda do Brasil, pras opções selecionadas e verificar os requisitos para o primeiro aluguel. Geralmente, o contrato é de no mínimo 1 ano (tendo que pagar o primeiro e o último mês no ato, ou até já ouvi falar em 6 meses adiantado entre outros requisitos), muitas vezes requerem fiador e que tenha-se emprego. Então vale a pena se informar e, na minha opinião, dar no míiiinimo, 15 dias de folga pra poder chegar e alugar o lugar definitivo.
Alguns sites de pesquisa de aluguéis: Renters Online - Ottawa Living

Post relacionados:

  • Share:

LEIA MAIS

3 comments

  1. Oi Adriane, tudo bem?

    Achei ótimo esse post, super esclarecedor. Tinha te perguntado num comentário o nome do lugar que vcs ficaram logo que chegaram e esse post é uma resposta completíssima :) Obrigada!

    Queria saber se era possível vc passar o contato dessa homestay que conhece. Meu email é alinebmaia@gmail.com
    Obrigada mais uma vez!!
    Aline

    ResponderExcluir
  2. Ola Adriane, tudo bem?
    Então tenho acompanhado muito seu blog ultimamente principalmente depois que decidir não ir mais para ville de quebec e sim para Gatineau, eu vi que vcs estão de mudança, gostaria do contato do homestay que aceita criança (4 anos), tenho 7 meses aguardando os exames medicos mas acredito que esse ano estaremos indo para o Quebec (Gatineau) então se puder em passar alguns contatos para os primeiros dias.
    Meu email: adunke@gmail.com, tenho algumas duvidas sobre garderies se eu puder te mandar um email tmb?? agradeço

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriane!

    Adorei o post, muito esclarecedor para quem está se preparando para imigrar. Estamos na tão angustiante espera de algum "sinal de fumaça" do consulado e ler blogs como o seu é sempre muito bom para tirar dúvidas, ter uma noção de como é a vida nas terras geladas...
    Esperamos fazer o landing ainda no 2 semestre..eu, meu marido e minha filhinha..escolhemos Gatineau para morar :D
    Obrigada pelas informações e continue nos mantendo informadas :D
    Beijos
    Fabiana

    ResponderExcluir