Primeiros passo para imigração pro Canadá

Bom, vou cumprir uma promessa que fiz pra Adri que escreveria um post esta semana, depois de muito tempo sem aparecer por aqui.

O assunto é imigração, mas na verdade não vai ser um post detalhado sobre o processo, pois muito mudou desde que participamos do mesmo entre 2005 e 2007. As principais mudanças que soubemos foram o surgimento do processo simplificado e a limitação do número de profissões que podem aplicar para o processo. Na minha opinião, o melhor lugar mesmo para se obter informações é o "Citizenship and Immigration Canada" (http://www.cic.gc.ca/english/index.asp). De qualquer forma, se quiserem saber mais como foi o nosso processo, segue o link para alguns dos posts: http://newhomecanada.blogspot.com/search/label/Processo.

Este post é mais para divulgar um serviço que acredito ser de grande valia para imigrantes recém-chegados ao país, pois oferece um mapa com os diversos centros de apoio disponíveis a recém-chegados, includindo lugares que auxiliam na procura por emprego, informações gerais (moradia, saúde, transporte...), ensido de Inglês e/ou Francês gratuitos, etc. É um serviço oferecido pelo CIC e o link é http://www.cic.gc.ca/english/newcomers/map/services.asp.

Exemplo do mapa para Ottawa, com um dos centros que utilizamos quando chegamos

Abraços e boa sorte!

4 comentários:

  1. Adri, muito boas as dicas !

    Como não estamos ainda em Gatineau não sei como se comparam os serviços oferecidos pelo Quebec mas acredito que pode ser útil para quem, como nós, está realizando o processo pelo Quebec e está indo para a região de Gatineau divulgar os serviços vinculados/recomendados pelo Quebec na região de Outaouais:

    Accueil-parrainage Outaouais (http://www.apo-qc.org/)

    Carrefour jeunesse-emploi de l'Outaouais (http://www.cjeo.qc.ca/)

    Service Intégration travail Outaouais (http://www.sito.qc.ca/)

    Réseau Outaouais Insertion Sociale et Professionnelle (http://www.reseauoutaouais.qc.ca/pages/index_f.aspx)


    No caso do Quebec acho que não existe um mapa como no site do CIC porém é possível obter estas informações no site:
    http://www.immigration-quebec.gouv.qc.ca/fr/partenaires/services-offerts.php?service=&region=Outaouais&ville=&langue=


    Abraço

    Roberto e Keli

    ResponderExcluir
  2. Olá Adriane!
    Acompanho o blog há algum tempo já, pois estamos no processo também. Nossos vistos saíram agora em janeiro, e nossa viagem está marcada para Maio...até que enfim! Vamos para Montréal, eu sou arquiteta e meu marido(Diego) é engenheiro mecânico. E somos também do interior do RS, de Imigrante, uma cidade beeem pequena, que fica perto de Estrela/Lajeado. Espero possamos trocar idéias sobre a profissão e outros assuntos por aqui, aliás teus posts são muito bons, bem explicativos.
    Ah, e por último, claro, parabéns pela filha, muito linda!!
    Abraço!
    Betania

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriane e Diego!
    Semiprecious que passo por aqui acho algo novo e interessante! Como estamos de mudança de Montreal pra Gatineau em Abril, tudo o que vejo por aqui é ótimo!
    Parabéns!!
    Camila

    ResponderExcluir
  4. Oi queridos,Adri,Diego e Alice! Desejamos muito sucesso para vcs 2 e para Alice um crescimento saudával e feliz! Parabéns pela garra e o sucesso que estão alcançando. Admiramos vcs! Felicidades! Bjao! Mom and Dad.

    ResponderExcluir