Sustentabilidade em Ottawa

By Adriane Jungues - novembro 11, 2012

Obrigada pelas mensagens Carol, mãe Bea, Gaby, Andréia, Lu!!

Pra quem não sabe, além de eu ser arquiteta por formação, também conclui um curso em "green architecture" aqui em Ottawa, que se referia a desenvolver arquitetura de formas mais sustentáveis, partindo do princípio do 3 R's: reduzir, reusar e reciclar. Eu acho que esse é o futuro da arquitetura e construção, assim como o próprio dia-a-dia das pessoas daqui pra frente, daqui a pouco deixa de ser algo que poucas pessoas praticam, pra ser algo presente no cotidiano.
Enfim, no meu curso tinha uma disciplina de empreendedorismo e o meu trabalho foi criar e planejar a abertura de uma loja "green" em Ottawa. Pra minha feliz surpresa, alguém com real interesse estava fazendo a mesma coisa. Há dois meses abriu a primeira loja do ramo em Ottawa, a Terra20.
Neste findi, eu e a Alice fomos lá conferir a loja, que tem mais de 12 mil produtos auto-sustentáveis, é considerada a maior loja do ramo no Canadá e tem a maior coleção de tais produtos em toda a América do Norte.
Super né!!
Eu passei rapidinho por lá, mas deu pra ver de tudo um pouco, de utensílios domésticos, roupas, brinquedos, comida a cosméticos e produtos de limpeza. Adorei o EcoBar, onde os vasilhames são reutilizados e você ganha quase 1 dolar de desconto quando leva o vasilhame antigo pra reencher...

 Fachada da loja
Produtos - até o Romero Britto eu achei por lá...
 EcoBar - onde você leva o vasilhame e reenche com o produto de limpeza, evitando muitas garrafas plásticas no meio-ambiente. Boa idéia!
(fonte)
Vamos ver se é bom o produto: seguro pra crianças e animais - sem componentes tóxicos e tal...

Brinquedos feitos com materiais recliclados, fraldas de pano e roupas com material orgânico...
Alice estava gostando de ver a água caindo nas pedrinhas...

E vcs? Praticam a sustentabilidade em casa? Acham produtos "green" facilmente?

  • Share:

You Might Also Like

4 comments

  1. Oi. Quero parabenizar você e seu marido pelo ótimo Blog, muito interessante e não sabem como ajudam outras pessoas referente ao Canadá.
    Achei muito legal o Terra20, também concordo que será um futuro muito promissor a arquitetura "green", confesso que em casa não prestamos muita atenção a isso. Poderia estar falando aqui da correria, ocupados, esquecemos e tal, mas não é desculpa. Mas lendo posts assim, que acabam nos lembrando novamente. Agora, pelo menos por onde eu vivo não é tão fácil assim achar. rsrsrs
    Gostaria de saber se vocês podem passar o contato de vocês para a gente, pois temos muita vontade de mudarmos para o Canadá, decisão essa tomada depois de muita pesquisa. Mas precisamos mesmo de um direcionamento, um pontapé inicial. Muito obrigado

    ResponderExcluir
  2. Olá,
    Acompanho o blog há um baita tempo, mas hoje é o primeiro dia que me manifesto por aqui.
    Eu e meu marido acabamos de imigrar e o blog de vocês foi super visitado durante a espera pelos vistos. Blog excelente por sinal!!
    Estamos morando em Sherbrooke há um mês e ainda não descobrimos nenhum lugar para comprar produtos "green". Em casa tentamos fazer a separação do lixo corretamente, mas percebemos que os demais moradores do prédio (canadenses) não fazem não. Confesso que me surpreendi!
    Ah, somos gaúchos tbm, buscando novas oportunidades por essas terras! Se vierem para o lado de cá, podemos combinar um chima...hehehe..
    Abraços,
    Anelise B.

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri, que legal. Vou procurar essa loja por aqui :)
    Ainda mais depois de saber que vende coisas do Romero Brito #fa

    Carol

    ResponderExcluir
  4. Muito interessante essa loja. Eu gostaria de fazer mais, porém é tão difícil aqui no interior do Rio, essa questão mesmo de garrafas,copos de bebidas, embalagens de biscoitos...enchem as ruas, não se aprendeu ainda nem por na lixeira, aff!! O ítem biscoito por exemplo, ou algo de lanche como eles resolveram? Embalagens de ovos, iogurte, leite...eu fico às vezes com vergonha do meu saco de lixo cada dia mais cheio...

    ResponderExcluir