Anatomia da New Home

Quem já esteve no Canadá pode ter constatado que a tipologia arquitetônica não varia muito. Assim, tem casas diferentes, contemporâneas e clássicas, porém a grande maioria, especialmente nos subúrbios, é digamos, uma cópia uma das outras, muda um pouco o revestimentos externo (tipo de pedra, tijolo ou vinil), mas na essência é tudo a mesma coisa.
Nós moramos nos subúrbios de Gatineau. Tão subúrbio que se você andar mais um pouco adiante, vai estar na área rural (mas em contra-partida, fica a menos de 20 minutos do Parlamento e do centro de Ottawa...). E aqui as casas são idênticas, especialmente as geminadas. Você olha e não vê diferença na sua casa e a do outro vizinho lá da ponta, a não sei pelo número da casa, o carro na frente e as plantas, agora secas, no jardim.
Pra se ter uma idéia, todo nosso andar térreo tem 1 janela, sim, falei certo, uma solitária janela. Não tem janela no lavabo nem na cozinha. Pra acompanhar a janela, temos uma porta de vidro de correr e a porta da frente que é de vidro. No segundo andar, temos 4 janelas, sem nenhuma no banheiro, de novo. E no basement temos 2 janelinhas pequenas. Todas, sem exceção ficam fechadas durante todo o inverno (ainda bem que a calefação também renova e humidifica o ar dentro de casa, senão, mell delss...) Resultado, acho a casa extremamente escura, tanto que seguidamente estamos com as luzes acesas durante o dia.

A pouca quantidade de aberturas tem explicação também, não é só economia da construtora. É que vidro não é um bom isolante térmico. Então, apesar de os vidros aqui serem duplos (com um espaço entre eles, preenchido com ar e ás vezes, gás argão etc), a perda de calor por grandes extensões de vidro é grande, por isso que aberturas são geralmente minimizadas nas casas daqui.
Outro porém de casas geminadas é a privacidade. Temos cerca de 14 casas com acesso visual direto ao nosso pátio. Nem preciso explicar essa né...
Eu adoro nossa casa, ela é compactamente aconchegante e está de bom tamanho pra nossa família, mas como qualquer pessoa, sempre ficamos imaginando a casa dos sonhos, aquela que vai nos fazer suspirar (e como arquiteta, mais ainda...). kkkkk

9 comentários:

  1. Oi Pessoal!
    Sem janela no banheiro é lasca né?! Mas o que mais me incomoda é quando não tem luz no teto, só a das luminárias. Que negócio ruim!
    Falando em casa dos sonhos e aproveitando que você é arquiteta, me tira uma dúvida por favor? As casas que eu encontro para comprar (não que eu vá comprar uma agora) eu nunca consigo me entender com a planta delas. Mesmo que a área externa seja legal, acho o interior confuso. São casas com 3, 4 andares, com um banheiro só, a escada fica bem na porta de entrada, banheiro sem janela... Eu sei que o raciocínio aí é outro mas eu não consigo não achar que as coisas foram mal distribuídas...
    Então a pergunta é, é viável construir uma casa no Canadá ou é melhor comprar pronta? Quando digo construir penso assim, chegar numa empresa, definir um projeto e levantar a casa de uma vez só, dando uma entrada boa e ir parcelando o resto? Como se fosse um apt comprado na planta. É possível fazer isso? Sai mais caro fazer do zero? Não tô falando de mansão não... Casa de família mesmo, 4 pessoas...
    Obg!
    Bjos!
    Tereza

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tereza!
      Pois eu concordo, as vezes as casas não são projetadas da maneira que estamos acostumados. Imagina um arquiteto fazer um banheiro sem janela no Brasil, gafe das piores!!
      Quanto a construir casa, eu ainda não me informei oficialmente sobre isso então vou te dizer o que eu sei: Pra construir do zero vc vai ter que ter uma boa parte da casa em $. Isso porque pra conseguir financiamento vc precisa ter a casa já num estado avançado de construção (pro banco considerar que tem algum imóvel) e até esse ponto vc precisa "bancar" a obra. Claro vc pode usar outros tipos de financiamentos (não mortgage) pra ter o $ necessário pra chegar até esse ponto (tipo linha de crédito), incluindo a compra do terreno (caro pra caramba)...
      Pra construir com contrutoras é mais fácil, só vc vai ter que optar pelas plantas pre-determinadas por eles que aceitam poucas alterações (e cada alteração tem custo...)
      Quando eu me informar melhor sobre esse assunto eu postarei no blog, ok?!
      Bjos

      Excluir
    2. Oi Adriane, obrigada pela resposta!
      Acho que vou acabar tendo que comprar uma casa e reformar ela toda... Uma missão! hehehe

      Excluir
  2. Esse é um outro lado do frio. Eu não havia pensado nessa questão do isolamento térmico.

    Apesar que sou uma pessoa dúbia: gosto da privacidade mas ao mesmo tempo gosto de olhar pelas janelas. Será que vou gostar ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, dá pra ter muitas janelas e privacidade... só tem que achar a casa certa...hehehe
      Bjos

      Excluir
  3. Olha, é praticamente como meu AP aqui em SP! temos 2 quartos e um banheiro sem janela e meu prédio fica de frente para outro, ou seja, privacidade 0, visto que mais ou menos 32 ap´s tem visão da minha casa....rsrs a diferença é que meu apartamento é iluminado. Não bate sol direto, mas bate luminosidade e isso é bom!
    Ah, eu adoro essa arquitetura dos eua e canadá. as casas são lindas e as cores tb! rs
    bjoks
    Carol
    www.meuparasita.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Privacidade é um négocio complicado né. Ninguém quer morar no meio do mato, mas também ninguém quer trocentos vizinhos espiando seu churrasquinho de final de semana...
      Que ótimo que seu apê é bastante iluminado, ponto pra ele!!
      Bjos

      Excluir
  4. Eu tenho um monte de janela numa sala e pouca em outra! Hoje chegou a conta do aquecimento, argh!

    Eu prefiro banheiro sem janela, é mais quentinho!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Conta do aquecimento assusta nesses meses de inverno né!! afff
      Concordo que o banheiro pareça mais quentinho, mas eu gosto é de tomar banho com a luz do dia brilhando...hehe
      Bjos

      Excluir