Canadá: o inverno

Esperamos que todos tenham tido um excelente Natal!! Nosso foi legal... logo posto umas fotos...


Muita gente que não mora aqui nos questiona: Como vocês aguentam o inverno no Canadá? E muita gente que é daqui também: Como vocês, brasileiros, aguentam o frio daqui?

Nós, vindos do sul, apesar de não estarmos habituados com neve no início, sempre estivemos em contato com o frio no inverno gaúcho. Não, não faz -20ºC no sul do Brasil, mas a falta de calefação mantém a temperatura dos ambientes constantemente baixa e por consequência, o corpo também. Lá, precisávamos usar casacos grossos, blusões de lã e luvas pra estudar sem morrer de frio. Teclar com luvas inclusive. E nem me fale no episódio diário de tomar banho, tormento...
Enfim, comento que eu passava mais frio no Brasil do que aqui, pois aqui na maior parte do dia, estamos na agradável temperatura constante de mais ou menos 22ºC.

Lá fora a estória é outra. Vento ártico não é brincadeira. Dá de laço no Minuano (essa só quem é gaúcho vai entender será?). Não se deve subestimar o frio canadense. Dias de neve geralmente não são os mais frios. Os dias de sol e céu azul, esses sim, são os que guardam as temperaturas árticas (já pegamos aqui em Ottawa/Gatineau por volta de -32º graus com sensação de -38º graus. Brrrr)
Daí que muita gente quer vir pro Canadá e esquece que o inverno é um grande fator na adaptação por aqui. Uma coisa é você achar a neve bonitinha, usar casaco charmoso de vez em quando e tirar lindas fotos fazendo um boneco de neve. Outra é você passar 2 horas na nevasca desenterrando seu carro da frente de casa, congelar a gengiva e tudo mais num friozão de -30ºC pra ir pegar o ônibus (e ele atrasar), ir e voltar do trabalho sem ver a luz do dia, afundar até a coxa na neve pra sair nos fundos de casa e aceitar que as opções de entretenimento fora de casa são restritas. Todas essas coisas fazem parte e não tem saída. Não dá pra fugir, tem que esperar até maio pra o calor voltar. 
Tudo aqui é preparado para o inverno, mas não vem a preço de banana. Conta de gás/luz assusta nos meses de inverno, se você depender só de ônibus vai chegar atrasado nos dias de nevasca (se conseguir chegar) e se morar no súburbio, com poucas opções de transporte público, melhor adquirir um veículo pra poder se locomover pra qualquer simples tarefa, como ir ao mercado, por exemplo.
Eu sempre digo, se você desde o Brasil, não curte muito o inverno ou nunca viveu num lugar que faça um pouco de frio, pense e avalie muito bem antes de embarcar no processo de imigração pra cá. Só ontem, Montreal teve uma nevasca histórica de 45cm em um único dia e semana passada tivemos aqui em Ottawa/Gatineau cerca de 40cm tb em um dia. Não é brincadeira não a ginástica que se faz pra desenterrar calçadas, carros, driveways e tudo mais... :)

Semana passada no meio da tempestade de neve de 40cm


Pegadas de Diego polar...

Frente de casa antes da limpeza

Durante a limpeza...

Nada escapa...

Saudade de um pic-nic e churrasquinho... hehe

Driveway terminada - só restou o pudim de neve

Vai um pudim de neve?!


Eu e a Alice - noite fechada as 5:18pm e situação das ruas mais cedo naquele dia...

5 comentários:

  1. Taís Neetzow28/12/2012 19:35

    Adrii! Inacreditável que está assim por aí. My God!
    Em junho estava tudo verdinho e (um pouco) colorido.. hehe.
    Desejo que 2013 traga mais amor e properidade a vocês!
    Saudades.
    Bjos

    ResponderExcluir
  2. É, neve não é brincadeira... E essa sensação de inverno, com frio constante também não de agrada. Mas perto de todo resto espero muito que vai valer a pena!
    Fotos lindas como sempre! Adorei a quantidade! hehehe
    Bjos!

    ResponderExcluir
  3. Ah, então você é gaúcha também??? Eu sou gaúcha de porto alegre, mas morei quase a vida inteira em Santa Maria, e agora curtindo o friozinho do Canadá!
    Eu penso a mesma coisa que vc, passávamos mais frio lá no RS do que aqui. Mas aqui onde moro (Prince Edward Island) tem uma temperatura amena, até agora o pior do frio foi -10, e chega no máximo a -20. Até agora não teve uma nevasca muito forte...
    Mas nós adoramos o frio e odiamos calor, acho que estamos no lugar certo mesmo!
    Beijos!!

    www.mamaenadia.com
    www.asosmamaenadia.com

    ResponderExcluir
  4. Por isso o comercial da Canadian Tire: Winter? Bring it On! Happy New Year!

    ResponderExcluir