Cidadania canadense - processo infinito

Nunca comentei aqui no blog sobre o processo da cidadania canadense porque é uma coisa que me frustra. Completados os 3 anos em solo canadense e descontados os dias que ficamos fora do Canadá naquele período, eis que conseguimos aplicar pro processo de cidadania em dezembro de 2010, depois de preencher muita papelada, dizer tim-tim por tim-tim o que tínhamos feito nos últimos anos e fotocopiar tooodas as páginas de todos os passaportes que já tivemos, entre outras coisas.
Em fevereiro do ano seguinte, recebemos a cartinha no envelope marrom, com o livro de estudo e a abertura oficial do processo.

E a partir daí esperamos pacientemente, até semana passada, quando fiquei *p* da vida e liguei pra lá (na verdade já tínhamos ligado no fim do ano passado pra verificar o status também) pra novamente verificar o status e tentar entender o porque de tanta demora. Mais de 2 anos, minha gente.
Falaram que estão levando mais tempo checando o nosso background. Estou agora encucada em o que que pode estar levando tanto tempo, já que nosso passado não é nada obscuro (ou será?!).
Mas enfim, parece que nada pode deve até outubro. Outubro!! Que no final das contas, vai dezembro... e se vão 3 anos neste processo.
E olha que eu achava que o difícil era imigrar....
A verdade é que não estamos precisando da cidadania. Seria só uma conquista, mais uma etapa vencida e digamos, uma mão na roda nas visitas aos States (sem precisar parar na fronteira e tal...) e talvez um plus a mais quando eu procurasse vagas no governo canadense aqui na região.
Mas enfim, seguimos esperando no processo de cidadania mais longo da história que tenho notícia...

Paciência é uma virtude, sem dúvida...

4 comentários:

  1. Pior que quem anda demorando sao os escritorios nas cidades... Mandei minha documentacao em agosto 2010, meu processo foi aberto em novembro 2010, em julho de 2011 recebi uma carta pedindo update das minhas informacoes e quando fiquei P$%@ em janeiro de 2012 e liguei pra imigracao o carinha, muito simpatico por sinal, disse que meu processo ja estava em Montreal dede maio de 2012 e que infelizmente tinha que esperar!!!!

    Um saco.... Ta mais dificil te cidadania do que imigrar!

    Boa sorte pra voces e facam como eu, esquecam da existencia do processo :)

    ResponderExcluir
  2. Parece que os processos enviados em 2010-11 tiveram que esperar o governo rever algumas centenas de processos fraudulentos. Agora parece que a fila voltou a andar mas, daquele jeito né?! Com os critérios que so eles sabem. Somos de agosto 2011 então pelo jeito vamos esperar mais um tanto. Boa sorte pra nos, rsrsrsrs.

    ResponderExcluir
  3. Tudo relativo à imigração parece ser difícil... 12 meses de provincial, 20 meses de Federal, mais de 2 anos para obter a cidadania... Ainda bem que comecei cedo! Hehehehe... Quem sabe lá pelos 35 eu já esteja em uma situação melhorzinha? =P

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir