O Brasil pelo resto do mundo

By Adriane Jungues - setembro 09, 2013

Fonte
Brasil, país adorável, rico por natureza, mas que beleza, é carnaval, é carnaval, o ano inteiro!!      Brasil, país onde se fala a língua espanhola e onde se opta por concluir os estudos na língua inglesa, obviamente.      Feliz é, nação de brasileiros, todos eles, que moram à beira mar, aliás todas as cidades tem o prazer de serem banhadas pelo majestoso oceano.     Abençoadas são as lindas mulheres desse país verde, que são livres pra usar trajes de banho onde quer que vão ou ainda com mais fervor exercerem seu direito à liberdade e andarem com seus seios desnudos em todas as praias que quiserem desfrutar.      Da famosa capital do país, Rio de Janeiro, vem o prestígio de um país em ascensão, sempre guiado por prudentes e honestos políticos. Injustiça, palavra pouco ouvida, pois perante à terra do samba, todos são iguais....

Depois daquele video What do you know about Brazil? que eu postei esses dias, fiquei pensando na real, o que o povo daqui sabe sobre o Brasil, na minha experiência. E pra falar a verdade, o que eu notei é que a maioria das pessoas tem as melhores impressões do Brasil, aparentemente as coisas negativas não são tão vistas pelo mundo à fora. Geralmente me falam de saber das praias, do carnaval, do calor. Ah e sim, o espanhol. Perdi a conta de quantas vezes falei que eu falava português no Brasil. Mas ainda, não sabem muito além disso (com exceções, claro).
Já tive casos onde me senti meio envergonhada por falar que era brasileira. Geralmente homens, achando que brasileiras, you know, são meio promíscuas e coisas do gênero. Lembram do carnaval, das imagens das sambistas e piriguetes semi-nuas (pra não dizer nuas) e associam né. Tamanha a falta de conhecimento e falta de respeito. Eu sempre levei na esportiva e chutei a bola pra frente (ou encerrei a conversa por ali mesmo...).
Mas o fato mesmo que eu ia comentar era sobre o quanto os brasileiros sabem sobre o Canadá. Por que se canadenses deveriam saber mais sobre o Brasil, acho nada mais justo que brasileiros saibam sobre o Canadá. E vou dizer, acho que se fizesse esse mesmo video no Brasil, muita bobagem ia sair também.
Eu mesma, não sabia muito sobre o Canadá antes de começar a me interessar sobre o país. Muita gente pensa que o Canadá é basicamente no ártico, que neva o ano inteiro, que a capital é Montreal ou Toronto (ou até Vancouver, jamais Ottawa) e raramente sabem que são duas as línguas oficiais. Ah, e tem urso, isso também. 
Enfim, acho legal esse orgulho que brasileiros tem com relação ao Brasil, de que parece obrigatório que todo o mundo saiba tudo sobre o Brasil, mas às vezes temos que olhar pro nosso próprio umbigo.
Eu já fiz um testezinho aqui e não é assim tão barbada falar a fundo sobre outro país, especialmente quando não o visitamos ainda. 
O que você sabe sobre a Indonésia, por exemplo??


O texto tosco ali no início do post é de minha autoria tá...hehehehe..não vale rir...

  • Share:

You Might Also Like

7 comments

  1. ADOREI o post! Realmente vc esta certa quanto a falta de conhecimento dos Brasileiros em relação ao Canadá.
    Beijos

    ResponderExcluir
  2. Excelente post Adri. Eu tb jah perdi as contas de quantas vezes tive que explicar que no Brasil se fala portugues e nao espanhol (jah teve ate um engracadinho que insistiu que a lingua era espanhol e eu estava mentindo, pode?!). E olhando pro proprio umbigo eu tb nao sabia que a capital era Ottawa ate comecar a pensar em imigracao hehehe mas eu sei que a capital da Indonesia eh Jacarta ;)Bjssssssss

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Espanhol é sempre a primeira opção né... :)

      Excluir
  3. Oi Pessoal! Post muito bom mesmo, é bem isso aí. A galera não tem muita noção do que se passa, mas se a gente for parar pra pensar, também somos assim. Afinal ninguém precisa ser enciclopédia! Google taí, ainda bem! Yeap! hehehe
    Na época da faculdade fiz intercâmbio e quando eu falava que era brasileira, todo muito reagia bem, com sorriso no rosto sabe. Afinal, bem ou mal, somos de um país carismático. Mas tinha uma galera que respondia: "Brasil?! Samba, futebol, café!... Mulher brasileira...." E esse complemento vinha acompanhado de um olhar muito estranho e no mínimo sugestivo... Fazer o que, né?
    Beijocas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo que não percisamos ser um google ambulante. Eu só tento não comenter gafes, tipo se não tenho certeza, prefiro nem falar nada a respeito de algum país ou cultura.
      Me irrita muito esse olhar sugestivo... mas nao tem o que fazer mesmo...
      Bjos

      Excluir
  4. Da Indonésia sei que tem zilhões de ilhas e uma delas é Bali, onde a religião é o hinduísmo (vs. o resto do país que é muçulmano). Mas também só sei isso porque já fui pra lá! Quando recebi a passagem estava escrito Denpasar - que veja só, é uma cidade na ilha de Bali!

    Do Canadá sempre soube um pouco mais que a média, pois meu primo fez intercâmbio aqui qdo eu era criança e eu mesma morei na fronteira com Niagara Falls no meu intercâmbio, então por tabela algumas coisas. Mas ainda me sinto uma ignorante, ainda não consegui entender direito o sistema de governo, as eleições o tempo todo...

    Vivendo e aprendendo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aí não vale né Lu, vc visitou já...hehehehe
      Mas realmente, vivendo e aprendendo... Por exemplo, eu nem sabia que existia um país chamado Moldova, antes de conhecer um pessoal de lá.
      bjos

      Excluir