Sushi!!

Quando ainda no Brasil, chegamos a ir algumas poucas vezes em restaurantes de comida japonesa, mas sempre achávamos caro e vou confessar que a idéia de comer peixe cru me parecia meio surreal.
Quando chegamos no Canadá, acabamos pegando gosto pela coisa e hoje é nossa culinária preferida por aqui. Também vimos que os nomes das coisas nem sempre são iguais aos adotados no Brasil.
O que mais tem são restaurantes estilo buffet livre, que são servidos na mesa. Funciona assim: você escolhe no menu o que quer, anota num papelzinho (geralmente tem um código que acompanha os itens). A garçonete recolhe e registra o pedido pra sua mesa. Dali a pouco sua mesa é populada com as diversas coisas que você pediu. Detalhe que você pode repetir o processo quantas vezes quiser, só cuidando que alguns itens do menu só são oferecidos depois das 3 da tarde (considerado janta - o sashimi, por exemplo), que alguns ítens vem em conjunto de seis unidades (como é o caso dos maki rolls) e que se houver sobra você paga uma taxa de disperdício (nunca foi nosso caso...)
O preço aqui na região varia de $15-19 dólares pra almoço e $17-21 dólares pro jantar, por pessoa.
Acho super interessante que muitos restaurantes japoneses aqui em Ottawa-Gatineau quase só tem gente de descendência asiática trabalhando. Muitas das vezes nem inglês eles falam direito. Imagino que devemos estar apreciando a culinária mais autêntica possível no exterior... será?

Menu e o kit gengibre + wasabi que são servidos em todas as mesas. Também são servidos chá e água à vontade, gratuitamente.

Não dá pra faltar o shoyo (nem sei se é assim que chama no Brasil). Aqui  é soy sauce (molho de soja).

Esse é o Tempura Shrimp - Camarão frito
Tempura é uma massa que leva água gelada, 1 ovo e farinha, entre outros ingredientes. Ela é preparada e deve ser mantida gelada e  ser imediatamente frita para não perder a leveza, em resumo.

Salmon Teriyaki - Salmão grelhado com molho teriyaki
Já tá meio bagunçadinho porque dona Alice já tinha começado a comê-lo... :)

Maki Rolls
Começando no topo, da esquerda pra direita: California roll (com pepino, kani e abacate), Salmon roll, Spicy Salmon roll (picante/apimentado) e Shrimp Tempura roll (camarão frito)

Sushis!!
Salmão, Atum branco e Kani (mas tem muito mais opções)
E o Hand Roll ou Temike -  que são sempre nesse formato de cone (na foto é o Shrimp tempura com pepino)

Detalhe do Shrimp Tempura Roll - nosso roll favorito
Dois do grupinho de 6 do pedido vem com o rabinho do camarão...
Vale salientar que nem tudo tem peixe cru, a exemplo aí dos tempura, que são todos fritos. Tem também sopas, massas com vegetais e/ou carne, outras opções de grelhados e arroz com molhos etc. 
No final, ainda tem opção de sobremesa que é inclusa, que são alguns tipos de sorvete como baunilha, chocolate, morango, feijão (sim!! E é bom! Sorvete de baunilha com feijõezinhos vermelhos misturados) e chá verde. Também tem a opção de banana frita e frutas da estação...

Pronto, agora tô com água na boca...

4 comentários:

  1. Que delícia!
    Eu adoro sushi. Como Ottawa é nosso provável destino, dá umas dicas dos melhores sushis daí! :)
    [Deu água na boca aqui também...]
    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Adriane, post de gaúcho realmente! Quem mora em SP acaba aprendendo a comer comida japonesa ou sim, ou sim, como foi o meu caso!

    Aqui é realmente muito mais barato que no Brasil!

    Curiosidade - por falta de japonês, a maioria do pessoal que trabalha nos restaurantes aqui é chinês mesmo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Adriane,
    Que otimo post, eu amo comida japonesa mas ainda não consegue que minha filha de 5 anos aprecie essa culinaria, mas voce poderia dá umas dicas de onde tem bom restaurantes em Gatineau já para registro rsrsrsrs..
    Beijos
    Adu

    ResponderExcluir
  4. Adri, que delícia de post! Nós sempre gostamos de comida japonesa desde o Brasil e visitamos alguns restaurantes por aqui, mas eu adoro sashimi e então desanimo de ir enquanto estou grávida... Então preciso ir depois que a baby nascer para tirar o atraso :)
    Faltou você deixar recomendações dos lugares favoritos de vocês!
    bjao
    Pati
    http://www.patitando.com

    ResponderExcluir