E esse tal de polar vortex?

* I want to start with a big and warm thank you for all the sweet comments on the last post - about our dining room transformation - glad you all liked it!! :) #happyfeelings

Amanhecendo - 7:30am

Eis que o mês de Janeiro está terminando e eu nem falei dessa grande loucura que está sendo esse inverno aqui no Canadá. Pra falar a verdade, a loucura que está sendo o clima no mundo inteiro né. Frio prolongado e intenso pelo hemisfério norte e calorão estilo sauna no hemisfério sul. Não pensem que eu não estou por dentro dessa onda de calor sem fim que o pessoal no Brasil, Austrália entre outros, estão passando. Aguente quem puder!

Dia de neve é atraso na certa - todo muito toma bastante cuidado, mas ainda ocorrem vários acidentes que atrapalham ainda mais o trânsito.

Visibilidade reduzida

O dobro do tempo pra chegar no trabalho

Por aqui, começou nevando cedo este ano passado e logo em dezembro achamos que iríamos ter que escalar o morro de neve pra ver onde estava a casa. Só que daí a neve deu uma trégua em Janeiro e o que apareceu com tudo foi o frio. Tão frio que, com exceção de uma semaminha em ali pelo final do ano, as temperaturas não saíram dos dois digitos abaixo de zero por quase 2 meses. Cidades como Toronto, há décadas não enfrentavam um inverno tão intenso. Ottawa, well, é sempre bem frio por aqui, mas esse ano está batendo o record, estamos usando todas os casacos de frio (até aqueles mais quentes que usamos 1 ou 2 vezes num inverno normal), todas as luvas e gorros, botas grossas e impermeáveis (e muitas vezes,totalmente horrendas e sem estilo) e mesmo os canadenses da gema, não param de reclamar do frio. Nunca usamos tanto a lareira e um chá quentinho pra esquentar. Tá certo que dentro das casa tem calefação e portanto não se sofre tanto com o frio no dia-a-dia, mas ninguém quer pagar "milhões" para empresa de gás. Com -30ºC do lado de fora, por exemplo, manter +20ºC dentro de casa custa caro. Eu estava relembrando que fora entrar e sair do carro pra entrar nos lugares, pouco ficamos ao ar livre nos últimos 2 meses. Coisa mais doida.

Abrindo um pouco os horizontes, temperaturas de -50ºC no centro do Canadá (hey there Saskatoon, Winnipeg, Calgary and Edmonton) e States e neve em lugares que raramente neva. Pra mim isso é prenúncio de mais uma era do gelo rsrsrss.

Fevereiro vem chegando e todo mundo comenta que o pior já passou. Janeiro é aquele mês que está ali no meio, longe da primavera, mas Fevereiro já dá aquela esperança de dias mais longos, mais luz do dia, menos cara de zumbi e pele transparente de tão branquela.
Mudança do tempo em cerca de 15 minutos - vista da minha mesa no trabalho - yes, é um cemitério!

Quanto à nossa casa particularmente, tivemos alguns efeitos colaterais por causa do frio constante. Decidimos que com a casa nova e a garagem dupla, iriamos priorizar os carros e não a bagunça. É que aqui a grande maioria dos canadenses não utiliza a garagem para estacionar carros (pelo menos não para dois carros). Então tivemos que achar um novo lar (aka basement) para as coisas que estávam nas duas prateleiras e uma grande prateleira suspensa, onde guardávamos algumas coisas por lá, já que o maior espaço mesmo fica para carros. Isso está sendo ótimo na questão de não ter que limpar o carro nas manhãs nevadas, mas não deixa de congelar tudo que tiver por dentro e claro, tivemos alguns acidentes de percurso, quando esquecemos algumas latas de tinta que estavam estocadas nesta prateleira suspensa e elas simplesmente congelaram e estragaram. Também perdemos algumas bebidas que estavam guardadas nas outras prateleiras (congelaram e estouraram). Dá pra saber que a garagem deixou de ser nossa 2ª geladeira e virou um super freezer.

Hoje esteve 0ºC lá fora e a sensação é que dá pra sair com um casaco leve. Nem luva usei hoje. Claro, pra compensar, a neve derretendo não é nada bonita. Slush é como essa neve derretida é chama por aqui. Mas, wait, amanhã já temos 10 a 15cm de neve fresquinha prevista... :) Dá-lhe força no braço pra tirar a neve do chão e jogar morro à cima!

Beijos e um bom findi!

6 comentários:

  1. Wow, foto perfeita a primeira!

    Nós "quebramos" o inverno aqui, fazendo um cruzeiro de Miami pras Bahamas. Mas como eu sou sortuda, foi bem na semana mais quente daqui rs De qq modo, eu tenho essa impressão que o inverno já está acabando. E que venha a primavera =)

    Pergunta: é impressão minha ou em Ottawa (e região) as pessoas usam menos aquelas tendas do que em QC?

    ResponderExcluir
  2. A primeira foto com sol e neve,muito louco!! não sei até onde esse mundo vai chegar, se congela tudo ou se assa, a previsão hoje no Rio é sensação de 50Graus!! nas ruas com asfalto e quantidade de carros, mamamia!!

    ResponderExcluir
  3. odeio slush :-(
    aqui na capital do QC tb muito frio, e com o fator VENTO! Como venta em Québec, nunca vi.
    eu odeio vento, entao nao estou nos dias mais felizes ...

    mas adoro os dias com sol de inverno, aquele céu lindao azul de brigadeiro da um super estimulo :-)

    sou fa do inverno, o friozao nao me incomoda *tanto*, o que nao gosto é do vento mesmo rs

    ResponderExcluir
  4. Pois é! Aí o frio constante e aqui um calorão deficil de aguentar,dia e noite! As imagens daí e daqui são muito diferentes.
    O mundo está mudando e temos que estar preparado com roupas e alimentos adequados para suportar essas mudanças.Mas vamos lá1 Gaúchos bons não se assuta tão fácil né!!!!!! bjao

    ResponderExcluir
  5. gosto muito de ver cameras do canada, e com isso acabei achando o seu blog que eu li durante mais de uma semana, adorei, vc é muito caprichosa, sua filinha linda e os cachorrinhos uma graça, bjs a todos

    ResponderExcluir