Melhores bairros em Ottawa - para famílias

* Best neighborhoods in Ottawa - Family oriented
** This post was written in Portuguese, please use the translate feature (on the sidebar) for other languages. Thanks.


Esses dias me cruzei com essas reportagens em uma revista aqui de Ottawa e achei interessante compartilhar aqui no blog, especialmente para se conhecer mais a cidade, custo de moradia por aqui e como o Canadá avalia os bairros de uma maneira em geral.
Quando chegamos aqui, devo admitir, conhecíamos bem pouco sobre os diferentes bairros e sistemas de transporte entre eles. Nosso primeiro lar por aqui, que durou pouco mais de 1 mês, se localizava num bairro considerado "perigoso" (nada comparado com nossos padrões) e o transporte público podia ser melhor (tinha ônibus, mas demandava dois ônibus ou mais pra chegar nos lugares...). 
No nosso segundo lar, já avaliamos mais detalhes e ficava super bem acessível ao transporte público, já que ficamos alguns meses sem carro e nós dois dependíamos de ônibus pra ir ao trabalho etc.
Hoje então, uso a reportagem para falar sobre os bairros considerados bons pra famílias, com filhos ou com filhos num futuro próximo. Segundo a reportagem, os aspectos visados nestes bairros são boas escolas e infra-estruturas como quadras esportivas, piscinas, bibliotecas e outros serviços voltados para o público jovem. Famílias de quatro, por exemplo, não estão interessadas em se apertar em apartamentos, assim o tamanho das casas destes bairros e a possibilidade de usar transporte público estão entre os pontos chave na hora de escolher onde morar.
Eis os principais bairros, selecionados pela reportagem publicada pela Ottawa Magazine em 2012:


Carlingwood

Carlingwood é um bairro no oeste da cidade que proporciona fácil acesso aos diversos serviços relativos à famílias. Na área fica a terceira melhor ranqueada escola elementar (École élémentaire catholique Terre-des-Jeunes) e dentre poucos quilômetros, há um cinema sem fins lucrativos e um grande centro comunitário com piscina, ginástica, aulas de dança, prática de esportes e muito mais, pra família toda. Ainda, você pode andar até o Carlingwood Mall, com várias opções de lojas.

Números: 
Preço de condos (apartamentos geralmente térreos ou no 1º andar): $274,000
Preço de casas: $420,000 a $589,000
Pessoas que dirigem par ao trabalho: 53.5%


Chapel Hill West

Esse bairro, apesar de tem "oeste" nome, fica na área leste da cidade. Eles usufrui de diversos serviços do grande bairro, Orleans, no leste, mas pode-se evitar áreas congestionadas por outras rotas para o centro da cidade. O bairro, com grande parte das casas construídas nos anos 80, é cercado de áreas verdes, boas escolas (como é o caso da École élémentaire catholique L’Étoile-de-l’Est) e cerca de 19% dos residentes tem menos de 15 anos, assim, é um ótimo bairro pra fazer amigos :).

Números:
Preço de condos (apartamentos térreos ou no 1º andar): não existem
Preço de casas:  $336,000-$449,500
Pessoas que dirigem par ao trabalho: 70.3%


Kanata Lakes

Nossa primeira visita ao Kanata Centrum, lá em 2007, nunca imaginávamos que seria perto de casa algum dia...

Kanata era uma cidade separada de Ottawa e em 2001, com a fusão, é um dos grandes nomes do oeste de cidade, junto  com Bridlewood, Katimavik, Morgan's Grant e Stitsville. Kanata Lakes tem algo pra todas as idades. Lá se encontram a Kanata Wave Pool (piscina de ondas e centro aquático), Beaverbrook library, Kanata Centrum (grande centro de compras, com cinema, restaurantes etc) e muito  mais. Além disso, as 4ª e 5ª melhores escolas de ensido médio da cidades estão aí (Earl of March Secondary School e All Saints Catholic High School).
Pra quem gosta de atividades ao ar livre, tem muitos parques, trilhas e um até campo de golf  - bem ne meio do bairro - com lindas visuais.
Os pontos negativos são os preços das casas e o trânsito meio caótico em dia de jogo de hóquei, já que o bairro fica próximo à arena, onde acontecem os jogos.

Números:
Preço de condos (apartamentos térreos ou no 1º andar): $799,000
Preço de casas:  $308,900-$899,000
Pessoas que dirigem par ao trabalho: 81.3%


Old Ottawa South

Source
Segundo o último censo, crianças e jovens formam quase 25% deste bairro no centro de Ottawa, que oferece bibliotecas e centros comunitários. Ainda, tem a opção de patinar no Rideau Canal durante o inverno, que fica próximo, ouvir músicos no Ottawa Folklore Center, ver um filme com a família toda no Mayfair Theatre e se ainda tiver energia, usufruir das demais atividades no centro da cidade. Boas escolas também são encontradas neste bairro, como é o caso da 6ª melhor escola do cidade, a Hopewell Avenue Public School e outras boas opções, como Glebe Collegiate Institute e Immaculata High School, 16ª e 17º do ranking, respectivamente, além de uma das melhores universidades do país, a Carleton University.
Um dos pontos negativos é o alto valor de condos e casas. A área é super bem localizada, bem perto do centro da cidade (Parlamento, Rideau Canal, Carleton University).

Números:
Preço de condos (apartamentos térreos ou no 1º andar): $1,750,000 (ouch!!)
Preço de casas:  $495,000-$1,750,000 (double ouch!)
Pessoas que dirigem par ao trabalho: 58.7 %


Barrhaven



Basicamente tudo em Barrhaven encaixa na melhor definição de bairro familiar, segundo a reportagem: casas espaçosas, ruas tranquilas e muitos parques. No bairro, no sudoeste de Ottawa, ficam as 2ª e 3ª melhores escolas de ensino médio de Ottawa, John McCrae Secondary School e St. Joseph’s Catholic High School (15ª e 20ª na província, respectivamente). Além disso, centro de esportes com piscinas, quadras, aulas e bibliotecas são ótimas opções para famílias. A área tem várias opções de casas mais novas com preços convidativos e com a vantagem de acesso a shoppings e mercados (Barrhaven Town Centre e RioCan Marketplace) sem sair deste subúrbio.

Números:
Preço de condos (apartamentos térreos ou no 1º andar): $179,900-$205,000
Preço de casas:  $295,000-$569,900
Pessoas que dirigem par ao trabalho: 76.7%


//
Outra hora pretendo escrever sobre os melhores bairros para os DINKs (casais com Double Income No Kids), First Time Buyers (compradores de 1ª viagem) e pra aqueles sem restrição de preço ou com um orçamento um pouco mais flexível, digamos assim (ui!). Vale lembrar que os preços das casas e condos me parece ser uma média e deve estar um pouco defasada, já que a reportagem foi publicada em 2012.

Beijos

4 comentários:

  1. Oi Adri! Não conhecia essa reportagem... Estamos justamente começando as pesquisas sobre as regiões de Ottawa. Veio em boa hora! Obrigada por compartilhar.
    Aliás, aproveito para dizer que apesar de não achar tempo apra comentar, ainda acompanho o blog, que está lindo e agora com opções de texto em inglês e português. Adorei!
    Bjs para todos!
    Pati

    ResponderExcluir
  2. Puxa adorei o texto! Obrigado por compartilhar!

    ResponderExcluir
  3. Otimo assunto! Pena que nao e sobre Montréal. .. ;-)

    ResponderExcluir
  4. I can read Portuguese but I really can't write it, so apologies for using English here.

    I don't know if it's part of Carlingwood (it's close) but the Baseline/Merivale area, where I live, is a nice place for families as well. There is the experimental farm nearby, many townhouses and semi-detached, good schools around, parks, supermarkets and it's close enough to downtown Ottawa (15 minute by car).

    ResponderExcluir