Six on Six Project - Mês 2


Chegou o grande dia novamente, dia do projeto Six on Six dos seis blogs, Canadá à dentro.
Neste segundo mês, escreveremos sobre atividades que fazemos nesta época do ano, ou seja, no forte do inverno. Vale tomar um chocolate quente com marshmallows, se enrolar no cobertor e ver um filme na frente da lareira, pegar os equipamentos e descer monhanha abaixo num ski/snowboard ou ainda curtir um museu/biblioteca numa tarde nevada. As opções são múltiplas. Em Ottawa, pode-se encontrar uma variedade de coisas para fazer, tanto em ambientes fechados quanto ao ar livre. Você vê tanto montanhas pra ski, trilhas pra snowshoeing ou cross-country, como museus e bibliotecas, piscinas e bons cafés etc.
Aqui em casa, pecamos seriamente nesta estação tão monocromática,  acho que deveríamos aproveitar bem mais o que o inverno nos proporciona ao ar livre. Por um motivo ou outro, acabamos quase sempre optando por ficar na toca (aka - em casa) e nos acomodamos. Mais uma resolução de ano novo para a nossa listinha familiar.
Vou confessar que este inverno está sendo o mais sedentário dos últimos anos, mas acho que temos desculpa dessa vez (aka² - gravidez/baby recém nascida).

Só pra lembrar, somos seis blogs espalhados pelo Canadá. Cada uma de nós relata através de 6 fotos, todo dia 6 de cada mês, a realidade na sua cidade. Não deixe de visitar os blogs das minhas amigas blogueiras, tenho certeza que está imperdível!
E pra quem perdeu o primeiro post da série, pode ler aqui.

Vancouver | Colorida Vida
Edmonton | Vida na Gringa
Ottawa | Like a New Home
Toronto | Gaby no Canadá

Vamos às fotos, shall we?

1. SKI

Diego esquiando na nossa visita ao Mont Ste-Marie em Quebec - pouco mais de 1h de Ottawa.
Essa é típica. Em todas as cidades canadenses (ou arredores) do Six on Six você vai poder fazer essa atividade, afinal estamos falando de Canadá. Aqui na região de Ottawa temos alguns locais pra a prática do ski, snowboard e demais esportes relacionados que posso citar. Os mais conhecidos são: Pakenham ao oeste (46 min do centro de Ottawa), Camp Fortune ao norte (em Gatineau e cerca de 25 min do centro de Ottawa), Mont Cascades (em Gatineau e cerca de 33 min do centro de Ottawa) e Edelweiss (também em Gatineau, cerca de 40 min do centro de Ottawa). Esses quatro são mais considerados colinas do que propriamente montanhas porque a inclinação não é lá grandes coisas. 
Pra quem é mais fera no esporte, as melhores opções são Mont Ste-Marie (em Quebec - 1h 15min do centro de Ottawa) e a famosa Mont Tremblant (também em Quebéc e 1h 50min de Ottawa), que são consideradas próprias para alto nível.

2. MUSEUS
Alice no Canadian Children's Museum dentro do Canadian Museum of History

Ottawa tem muitas opções de museus e uma visita ao Canadian Museum of Nature, Canadian War Museum ou Canadian Museum of History (antigo Museum of Civilization) sempre vai render um bom passeio. Este último ainda possui uma área especial pra crianças, o Canadian Children's Museum, onde a galerinha se diverte. Alice, por exemplo, poderia passar o da t-o-d-o lá dentro e nunca querer ir embora. Vale lembrar que o Museum of History fica em Gatineau, mas super perto do centro de Ottawa (é só atravessar a Alexandra Brigde).

3. PASSEIOS AO AR LIVRE
Winterlude - Diego no corredor congelado!

É uma atividade muito ampla, eu sei. Pode ser dar uma caminhada em algum dos parques ao longo do Ottawa River pra ver o rio congelado e as paisagens, pode ser caminhar pelo centro e ver o Parlamento no frio ou pode ser esquiar no Rideau Canal, as opções são múltiplas.
No caso, falo do festival de inverno que está acontecendo agora por aqui, de 30 de janeiro a 16 de Fevereiro, o Winterlude. Tem escorregador de gelo, chocolate quente, esculturas de gelo e muito mais. 

4. INDOOR PLAYGROUNDS
Alice escalando pela 100ª vez... rsrsrsrs

Alice adoraria passar boa parte do fim de semana em um destes parques de aventuras fechados. É uma ótima saída para queimar energia e exercício para as crianças. Alice foi à uma festinha de aniversário no último final de semana e amou!! São obstáculos, escorregadores, parede de escalada, piscina de bolinhas e muito mais.

5. SLEDDING 

Já comentei sobre nossas aventuras em uma colina aqui perto de casa aqui e aqui. Essa tem pra ser a atividade mais barata e simples de todas. Basta ter um trenó (ou um papelão mesmo - não vai durar tanto mas serve) e uma colina. Pronto - iuuupiiii!!

6. SNOW SHOVELING

Essa é típica de Ottawa também, uma vez que aqui geralmente neva bastante. Pode não ser tão divertido como o esquiar ou fazer ski-bunda, mas não é de todo mal. É certo que lá depois de umas duas vezes já se torne uma sacrifício obrigação hehe, mas não dá pra negar que é uma ginástica gratuita e queimar umas calorias é sempre bom.
Diego tomou frente nessa atividade nesta estação, mas acabei de ser liberada pelo departamento médico e devo voltar às atividades logo rsrsrsrs.

Mês que vem tem mais! Beijão!!

5 comentários:

  1. Dor no coração de não ter ido para Ottawa enquanto estava na costa Leste. Adorei as fotos, essa do corredor de gelo é genial!

    ResponderExcluir
  2. Menina, como assim, não tem tantos museus em Ottawa? Pelo que li, Ottawa concentra a maior quantidade de museus de todo o Canadá! Rsrsrs... Ok, não é nenhuma Nova Iorque, mas eu fiquei doidinha quando fui aí... Hehehe!

    Amei a última foto, essa é realmente uma atividade típica de inverno para a grande maioria dos canadenses! ;)

    Beijos,
    Lidia.

    ResponderExcluir
  3. Esses playgrounds fechados são super populares aqui em Vancouver também, Adri. A criançada adora e se esbalda, né?

    Eu fiquei morrendo de vontade de conhecer o Museu da Civilização, mas não tive tempo quando passamos por Ottawa no verão passado.

    ResponderExcluir
  4. Adriii, muito bem lembrado do shoveling! Eu adoro tirar neve do caminho, me divirto muito e ainda gasto umas calorias!!!

    ResponderExcluir
  5. Ops. A mensagem foi incomplete. Estava dizendo que tem uma empresa que limpa a frente das casas no condominio que Moro ;-) mas quando Neva Muito e é final de semana nos tiramos so pra curtir mesmo! Beijos

    ResponderExcluir