New Orleans - Louisiana

Jackson Square e o prédio histórico "The Presbytere" á esquerda


Já fez mais de mês do nosso tour maluco pelos States e ainda estou no começo da nossa aventura. Bem, depois de Atlanta, voamos para New Orleans na Louisiana. 
A cidade virou notícia em 2005 quando o furacão Katrina passou por lá. Na ocasião, cerca de 80% da cidade ficou inundada, sendo que em alguns lugares com cerca de 4.6 m de água. O famoso bairro chamado French Quarter, foi quase todo poupado do pior do furação.
Depois de quase 10 anos, o que permaneceu são, entre outras coisas, a atmosfera vibrante e arquitetura única da cidade. Muita música, arte, culinária e artesanato pelas ruas e estabelecimentos,
Arquiteturalmente, a cidade é muito rica também, sendo que 2/3 do French Quarter tem edificações da primeira metade do século 19, por volta de 1820. O estilos mesclam francês  e espanhol colonial ou o localmente chamado de crioulo,
Nós chegamos em New Orleans e estava 18ºC. Depois do inverno rigoroso que tivemos, achamos isso super quente... Diana, bebê de inverno, estranhou e não curtiu muito o passeio.
Caminhamos pelo French Quarter e almoçamos por lá. A culinária local é bem peculiar, onde ressalto o Po Boy (espécie de sanduíche) e o jambalaya (veja foto ali pra baixo).
New Orleans também é conhecida pelo Mardi Gras (terça-feira gorda), muito famoso evento em New Orleans, que é tradicionalmente o carnaval (e acontece nos mesmos dias do carnaval no Brasil). Há diversos desfiles, com carros alegóricos e pessoas fantasiadas e mascaradas. Não há pornografia (at'e onde eu sei), o que combina também com famílias e eles enfatizam as coisas locais e simples. As pessoas a bordo dos carros distribuem milhares de colares, pequenos brindes etc, o que é uma das principais tradições do Mardi Gras em New Orleans. Esses colares coloridos podem ser vistos por diversas áreas da cidade, presos às árvores, comércios etc.



Sacadas tradicionais de New Orleans

Muita arte de rua

St. Louis Cathedral na Jackson Square


Não há franquias, fast foods ou comércios mundialmente famosos no French Quarter, somente lojas e restaurantes locais. Achei bem interessante!
Jambalaya
Tudo colorido
The Flash passeando por New Orleans.. hehehe

Passeando pelas ruas - muitas luminárias externas com chama de gás natural

Nossa mocinha que quis muito colo nesses passeios...

Loja de máscaras do Mardi Gras
Aproveitamos para visitar o Café du Monde, a casa dos famosos beignets (da culinária francesa consiste basicamente de uma massa frita com açúcar em pó por cima - ) de New Orleans. 
Alice e Diego esperando os beignets

Diana não estava muito convencida desse clima quente
Atacando o beignet
Tão delicioso!
The Cabildo, outro prédio histórico na Jackson Square

Caminho do bonde em New Orleams

Bonde ou Cable Car - passando em frente a Jackson Square

Mississippi River
No dia seguinte visitamos o Mardi Gras World, para conhecer mais deste tão importante evento da cidade.
Perdemos o evento por apenas 5 dias!
Provando as fantasias...

A maioria das alegorias são feitos de papel machê...

Carros alegóricos (lá chamados de floaters) de alguns dos grupos (krewes)

Tudo tão colorido

Que tal nós!?

Os bonecos, alegorias e demais são confeccionados no local - a maioria em papel machê sobre isopor e depois pintado a mão, por artesãos locais...
Eles fazem bonecos e artigos pra outros tipos de eventos também...

Alice adorou o colorido!
Mas tarde fomos passear, de carro mesmo, por bairros adjascentes ao French Quarter. Pudemos ver as tradicionais casas estilo crioulo e também condomínios com sacada dupla.

Creole Cottage

American Townhouse

Árvores cheias de colares (beads) do Mardi Gras.
Passeio pela Magazine St

Passeio pela Magazine St

Passeio pelo business district
O superdomo onde acontecem os jogos de futebol americano (New Orleans Saints) e diversos outros eventos.
Por ser uma das maiores estruturas da cidade, o local serviu de refúgio para diversas pessoas nos dias do furacão Katrina.
Próxima parada vai render dois posts: Los Angeles e Disneyland!
Beijos

2 comentários:

  1. Que máximo Adriane! Sou doida para conhecer New Orleans. As fotos estão lindas. Abraços

    ResponderExcluir
  2. Que lindas as fotos de vocês. Adoro o blog também! =]

    ResponderExcluir