Procurando o melhor bairro na sua cidade no Canadá


Recentemente fiquei sabendo da ferramenta online chamada Navut e que grande descoberta! Você tem acesso a centenas de dados (senão mais) de quase todas as principais cidades canadenses (Ottawa, Montreal, Toronto, Vancouver, Calgary, Edmonton, Winnipeg), que podem fazer a grande diferença na hora de escolher uma cidade para morar e o bairro certo pra você.
Então eu pensei em que mão na roda teria sido o Navut, na época que estávamos nas pesquisas antes de vir para o Canadá. Fizemos uma pesquisa bem básica, eu diria, de Edmonton e Ottawa e acabamos escolhendo Ottawa, mas confesso que chegamos aqui bem perdidos, sabendo nada sobre bairro algum, qual seria melhor para facilitar nossa busca por moradia, facilitar acesso ao transporte público, áreas da cidade onde se concentram as nossas áreas de atuação e etc. 
Lembro até que no taxi que pegamos ainda no aeroporto no dia da chegada aqui, nem sabíamos direito pra que lado ficava o apart-hotel que tínhamos alugados para o primeiro mês e viemos a aprender que o bairro onde se localiza era bem mal conceituado em termos de segurança em Ottawa (para os padrões canadenses). Não tivemos problemas, mas se tivessemos essa info antes, talvez tivesse mudado nossos planos.
Mas enfim, o Navut é bem intuitivo e eu achei super fácil navegar e brincar de conhecer onde seriam os bairros recomendados para nossa família em outras cidades canadenses. Também foi legal pesquisar em Ottawa e conhecer os rankings dos bairros que fecham com nossas preferências.

Você pode filtrar os dados nos itens acima e ajustar bem para o que você procura e/ou o que é mais importante pra você. Segue as perguntinhas pertinentes a cada um:

Housing (Moradia)

Qual é a moradia ideal pra você? Você vai alugar ou comprar? Qual é o seu orçamento para isso? Que tipo de moradia você procura (casa geminada, apartamento, casa etc)?

School (Escola)

Essa vale para famílias com filhos no ensino fundamental ou médio. Você prefere escola pública, pública católica ou outra? Qual a língua de preferência?

Getting Around (Acesso)

Quanto importante pra você é morar perto do centro? E quanto as comodidades de shopping e serviços? Como vai ser seu meio de transporte?

Neighbors (Vizinhos)

Você prefere que seus vizinhos sejam famílias? Solteiros? Casais sem filhos ou quem sabe aposentados? Quanto importante pra você é que tenham um bom padrão de vida e tenham curso universitário?

Neighborhood Quality (Qualidade do bairro)

Quanto importante pra você é a segurança, crescimento populational, ser urbana, ter mais proprietários ou inquilinos e ser um bairro mais novo?

//
Todas essas são questões super importantes não só pra quem vai comprar, mas também pra quem vai alugar. De acordo com suas definições, o Navut vai apresentar 5 sugestões de bairros que fecham com os critérios definidos. 

A partir daí, é possível acessar o perfil dos diversos bairros e ter mais inúmeros dados estatísticos para conhecer o local um pouco melhor, coisas do tipo: línguas faladas, etnicidade, média de salário anual (familiar), áreas de atuação, tipo de edificações, taxa de desemprego e até ler depoimentos de pessoas que moram ou já passaram por lá. Até dá pra ver se tem moradias para aluguel ou venda no site mesmo e obter ajuda profissional de alguns agentes imobiliários especializados no bairro. 


Enfim, no geral, incrível poder se informar tão bem e ter uma idéia mais completa sobre um determinado local, sendo você vindo de algum outro país ou mudando dentro do Canadá mesmo.

Thumbs up pro Navut!

Nenhum comentário:

Postar um comentário