Turistando em Ottawa - Bonnechere Caves

Tudo esculpido pela força da água

Sábado passado chegou, amanheceu um dia lindo e pensei: o que podemos fazer hoje? Isso fora arrumar a casa, lidar com os mini projetos DIY que sempre estão rolando e etc.
Lembrei que estava na minha listinha conhecer as cavernas Bonnechere, a 123km ao oeste do centro de Ottawa, em Eganville- Ontario. Pesquisei os horários, chamei de última hora uns amigos e logo depois do almoço lá fomos nós.

Localização: de Ottawa às Bonnechere Caves

Chegando lá, a infraestrutura é bem simples e rústica, nada de grandes anúncios, calçadas ou construções. Banheiros, bilheteria/souvernirs/água e um estacionamento são as coisas que você vai encontrar por lá antes de descer na caverna. 
Consegui achar um Groupon para a visita que é sempre guiada, mas o valor usual é $17 por adulto e um valor diferenciado para crianças, adolescentes e 65+. Crianças com menos de 4 anos não pagam. A visitação ocorre de meio de Maio até meio de Outubro.


Nossas exploradoras de cavernas!

Palestra antes de visitar a caverna
Photo by Keli
Entrada da caverna

Todo o tour dura em média 1 hora, começando por uma "palestra" sobre o histórico do local e fósseis encontrados nas escavações.
As Bonnechere Caves são cavernas de calcário escupidas há milhões de anos pelo Bonnechere River. Elas foram descobertas por volta de 1855, mas só exploradas 100 anos depois, em 1955 a partir de um mapa esquecido na prefeitura da região.

Acesso á caverna

Uma das poucas moradoras da caverna


Estalactites

Toda a luz que aparece nas fotos é artificial, não há nada de luz natural dentro da caverna!

O nosso guia foi o tempo todo contando histórias da caverna, de como foi descoberta e da evolução até os dias de hoje. A visita à caverna só ocorre durante 5 meses durante o ano, como citei acima, quando toda a água é bombeada para fora das cavernas para visitação. Nos demais meses, fica inundada. A temperatura lá dentro é de +10ºC, constante durante o ano todo (nós até levamos casaquinho pras meninas, mas nem precisou!) e não tivemos nenhum encontro com morcegos, que habitam a caverna de setembro em diante.


Alice adorou o passeio - queria desbravar tudo que era canto...


Alice queria encontrar o Batman, mas não deu...

Os exploradores! Obrigada pela foto Keli!

A área mais ampla da caverna


Passear pela caverna é super tranquilo, com exceção de um túnel que tivemos que passar com cerca de 1.2m de altura em alguns lugares (não é obrigado a passar por ele). Aí o bicho pegou um pouquinho pra nós com as meninas pequenas. Além de estreito, o túnel era liso e enlameado, mas encaramos como um desafio e no fim, deu tudo certo... hehehe
O passeio para crianças é ótimo, já que não há muitos perigos lá por dentro (tipo lugares altos etc) e a caverna é relativamente pequena (não dá pra se perdeeer por muito tempo). Já para bebês, é okay, desde que o baby esteja no colo (aiii os braços) ou num canguru (recomendo!!), já que não tem acesso para carrinhos. Diana ficou penduradinha o tempo todo e ficava só de olho nas coisas e nas pessoas.
Alice levou uma lanterna para poder visualizar detalhes... :)
Photo by Keli

Diana no canguru - Photo by Keli

Na saída, um trilha de uns 5 minutos te leva de volta até o estacionamento/acesso, com visuais do Bonnechere River.

Saída da caverna

Diana pendurada e agarradinha - tão prático e tão bom!

Mata nativa

Bonnechere River



Achamos tão surpreendente achar uma caverna assim, tão perto de Ottawa. Valeu a visita, com certeza. Só não acho que vale a pena vir para a região só por isso, já que a caverna é relativamente pequena em em 1 hora, no máaaximo, você já ouviu e viu tudo. O melhor mesmo é vir para passar uns dias em Ottawa e ir até a Bonnechere Caves numa manhã ou tarde, bate e volta.

Beijos e até a próxima!

*Agradecimentos especiais a Keli que bateu algumas fotos nossas, daquelas que a gente nunca tem,, sem estar posando... Thanks Keli!! :)