Six on Six Canada - Mês 8


Neste mês de agosto (credo, nem acredito que já estamos no último mês inteiro de verão), o tema escolhido foi parques públicos, que está super na moda nesta época do ano! hehe 
Aqui no Canadá, quase que nem precisava citar "públicos", pois quase todos os parques são abertos e você pode visitar à vontade. Em Ottawa, os espaços verdes se multiplicam por toda a cidade, mas nos subúrbios é onde você vai encontrar mais parques por área. São inúmeros mini-parques pela região que moramos e adoro a idéia de poder caminhar até eles e escolher um a cada dia. Fotos extras neste post onde que passeamos por um dos parques pertinhos aqui de casa.
Em uma pesquisa realizada pela Economist Intelligence Unit, Ottawa é a 12ª cidade mais "green" no ranking de 27 maiores cidades do Canada e US, sendo a cidade com menor densidade populacional dentre as candidatas, elevando assim o índice de áreas verdes per capita na região. (link para a pesquisa aqui).
Nas fotos deste mês, selecionei apenas 6 parques pela cidade e região, mas as opções são muitas! Nem tudo é perfeito também, nem todos são cheio de infraestrutura e pra falar a verdade, muitas vezes os latões de lixo estão transbordando, mas os estruturas para crianças (playgrounds), geralmente estão bem conservados, há trilhas para caminhada e muitas vezes mesas para picnic (nos parques maiores).  
Selecionei 6 parques que mais frequentamos pra mostrar pra vocês:

BRITANNIA PARK


No oeste da Ottawa, às margens do Ottawa River, o Britannia Park tem uma da praias mais populares da cidade. Muita gente vai pra pegar um sol, brincar na água e/ou na areia com as crianças ou mesmo praticar esportes aquáticos. O bom é que no verão ainda você pode ver os barcos passarem ao longe e as gaivotas e patos livre, leve e soltos hehehe.

DOW'S LAKE


Esta área ao redor do Dow's Lake não é necessariamente um parque, mas é incrivelmente agradável passear por lá, à beira do lago. Dow's Lake é também um dos pontos do Ottawa Tulip Festival todos os anos e eu considero o lugar mais completo e bonito para apreciar as tulipas. Ainda mais, o lago dá início ao famoso Rideau Canal, que vai até lá no centro da cidade.
Fotos extras na nossa visita lá em 2012 aqui.

ANDREW HAYDON PARK


Mais ao oeste ainda, o Andrew Haydon tem parquinho, lagos, pontezinhas e uma linda vista do Ottawa River. Tem também mesas para picnic, churrasqueiras e concha musical para shows. Super completo!
Confira nossa visita ao parque neste post.

GATINEAU PARK


Pink Lake no Gatineau Park
Eu não poderia deixar de citar o Gatineau Park, o maior parque da região. Lá você encontra mirantes, muitas e muitas trilhas, caverna, lagos, espaço para acampamento e picnics, muitas visuais deslumbrantes e até ursos (eu nunca vi, mas conheço muita gente que já se cruzou por eles). Já passamos por lá algumas vezes - posts aqui e aqui.
Ainda dentro do parque, entre outras coisas, você pode visitar o Mackenzie King State, antigo lar do 10º primeiro ministro canadense e passear pelos jardins e trilhas (você pode ver nossa visita neste link).

BATE ISLAND



Este é uma parque/ilha, bem no meio do Ottawa River, entre Ottawa e Gatineau. O acesso se dá pela Champlain Bridge, a principal ligação entre as duas cidades, na área oeste. Eu pedalei até lá enquanto ainda morávamos no lado de Quebéc e achei a área mágica e serena, com vista para o centro de Ottawa, e pega bem uma área do rio que tem mais correnteza e o barulho da água é muito gostoso de ouvir.
Nosso passeio por lá, você vê aqui e aqui

PINECREST PARK


Diego joga futebol em uma liga municipal neste parque no verão. Eu e a Alice fomos assistir algumas vezes e aproveitar os grandes gramados para brincar de bola ou só correr mesmo :). O parque ainda tem quadras públicas de tênis e basebol, playground e um centro comunitário com piscina, sauna e academia, entre outras coisas (estes com acesso pago). O Pinecrest Park fica também ao oeste da cidade, perto da IKEA.

Agora que vocês já viram os parques em Ottawa, vão ter que ver os das demais cidades canadenses do projeto, né não? Eu vou!!

Ana Paula em Vancouver | Colorida Vida
Lana em Edmonton | Vida na Gringa
Jaque em Regina | Tchê Canadá, Uai!
Adri em Ottawa | Like a New Home
Gaby em Toronto | Gaby no Canadá
Lidia em Montreal | Na terra da lua virada

Beijos e até o próximo 6 on 6!

2 comentários:

  1. Que lindos os parques! Esse Gatineau Park, que coisa linda! Amo parques que têm água, seja lago, seja rio. Acho que faz uma diferença enorme o contato com a água, né? Beijo!

    ResponderExcluir
  2. Uau, que fotos lindas. Louca para voltar para Ottawa e visitar estes parques incríveis. Beijos

    ResponderExcluir