Eleições no Canadá 2015


Hoje é dia de eleições no Canadá e como cidadãos (recentes) votamos pela primeira vez neste país. É oferecida a opção de votar antes da data também (2 semanas atrás), o que se chama por aqui de "advanced polls", e foi o que fizemos para evitar possíveis filas.
Aqui no Canadá, votar não é obrigatório e só pode ser feito por cidadãos canadenses maiores de 18 anos (residentes permanentes não inclusos). Se você está registrado para votar, recebe um cartão em casa (voter's information card) com seu número e local de votação. E o voto não é eletrônico, é tudo no papelzinho mesmo! Modernidades (#sóquenão) do primeiro mundo!

Eu não sou especialista em política, mas resumindo são 5 partidos políticos, cada um com um candidato a primeiro ministro. As cidades, por sua vez, são divididas em zonas, onde um representante de cada partido faz campanha para trabalhar em favor de sua zona no House of Commons dentro do Parlamento do Canadá.
Os partidos (parties) são: Conservatives, Liberals, NDP (New Democratic Party), Green Party e Bloc Quebécois.
Quando chega a hora de votar, você vota nestes representantes e não diretamente no primeiro ministro que você escolheu. O representante com maior número de votos na zona é eleito e por sua vez, o candidato a primeiro ministro de seu partido, ganha a zona à favor da contagem nacional de votos.

Basicamente, você tem que votar no representante do partido que quer que o primeiro ministro seja. Meio confuso, a princípio, mas é isso aí... 
O melhor de tudo é que não tem aquela papelada pelo chão, cartazes ou gente fazendo boca de urna. Somente cartazes discretos distribuídos pelo bairro são permitidos.

Vamos ver quem ganha!

Chegando no nosso local de votação  - uma escola de ensino fundamental no nosso bairro.


Tudo muito simples


Direto do ginásio da escola... :)

Placas dos representantes da nossa região... :)

Até logo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário