Aluguel em Ottawa - por onde começar?

Chegar em uma cidade nova e ainda pra ficar ou estudar, é uma tarefa difícil. Para complicar mais ainda, muitas vezes é preciso pesquisar um novo lar sem conhecer a cidade e onde vai trabalhar/estudar. Posso dizer que, felizmente, poucas áreas de Ottawa são ruins a ponto de serem riscadas do mapa de possibilidades, mas é sempre bom ter algumas referências de lugares antes de se compromenter com um apartamento, gastos e questões legais.

Além de poder usar ferramentas como o site Navut (que eu falei aqui no blog já), muitas reportagens locais podem dar uma boa visão do que se esperar em cada área da cidade. A Ottawa Magazine publicou uma reportagem no ano passado que julguei interessante e resolvi contar aqui no blog. Basicamente fala dos bairros mais populares em termos de aluguel em prédio de apartamentos (high-rise), contando acessibilidade à transporte público e outros serviços. 

*acredito que os valores citados não incluem "utilities" (ou seja, água, luz, gás etc).
** valores em dólares canadenses

1. DOWNTOWN

Apesar de ter menos opções que as demais áreas, o centro abriga cerca de 15% dos apartamentos de aluguéis da cidade. Muitas empresas tem escritórios por aí, a proximidade ao transporte público, inúmeros restaurantes e algumas lojas são grandes vantagens. Fator negativo é que não sai barato.

Número total de apartamentos: 8,805 

Disponíveis: 1.7% 

Preço médio do aluguel por mês: $1,082




2. SANDY HILL/LOWERTOWN 

As opções variam de casa de estudantes a apartamentos luxuosos. A área é conhecida por ter um dos aluguéis mais caros da cidade. Apartamentos simples e pequenos estavam listados por cerca de $900/mês, com prédios sem porteiro, elevador ou piscina.
Muitos estudantes da UOttawa preferem ou escolhem esta área, pela proximidade com a maioria dos prédios da universidade.

Número total de apartamentos: 5,911 

Disponíveis: 4.3% 

Preço médio do aluguel por mês: $1,121


3. NEW EDINBURGH/ MANOR PARK/ OVERBROOK 
Estas áreas mesclam um pouco de melhor de tudo. Perto do centro, ruas mais calmas, clima de subúrbio e vistas para o rio. 
Por um apartamento de 1 quarto (o tipo mais procurado na cidade) você vai pagar em torno de $965/mês.

Número total de apartamentos: 3,199 

Disponíveis: 2.4% 

Preço médio do aluguel por mês: $1,087



4. GLOUCESTER NORTH/ORLEANS

Indo para o leste de Ottawa, você vai encontrar preços melhores. Em junho 2015, apartamentos de um quarto era facilmente achado por cerca de $899 em Blackburn Hamlet, incluindo piscina, enquanto $950 poderia pagar um de dois quartos Beacon Hill South. Esses bairros são enormes e se estendem até o sul de Ottawa, então valores, tamanhos e vantagens são variadas.

Número total de apartamentos: 2,679 

Disponíveis: 1.2% 

Preço médio do aluguel por mês: $964


5. NEPEAN

Inúmeras opções em Nepean, incluindo apartamentos para quem precisa de apartamentos maiores, como de três quartos. É uma das regiões com mais ofertas também, então não é difícil achar um que vai agradar.
Esta área também abriga muitos estudantes, especialmente ao eedor do Algonquin College que fica nesse bairro,

Número total de apartamentos: 4,854 

Disponíveis: 3.6%

Preço médio do aluguel por mês: $1,037



Que tal a Condo?
Condos por aqui são apartamentos em prédios baixos, de 3 andares na média. Os preços giram em torno de $1,421 por um condo e $1,021 por um apartamento convencional (em um prédio mais alto). A diferença se dá, basicamente, porque a maioria dos condos são mais novos e algumas vezes oferecem salas de ginástica, piscina coberta e salão de festas. 
Preços de ano para ano...
Não se preocupe que seu aluguel não vai duplicar no ano seguinte. Por aqui, a menos que o valor de custos do dono do apartamento subam substancialmente, o governo regulamenta o quanto os aluguéis podem subir. Em 2016 a taxa será de 2%. 

Que tal atravessar a ponte?
Se ficar difícil achar aluguel que caiba no seu bolso e no seu gosto, Gatineau talvez seja uma opção. Lá, há bastante opção (cerca de 6.5% dos imóveis para aluguel estão disponíveis) e o a média de valores é consideravelmente mais baixa: $726 em Gatineau contra $1021 em Ottawa.