Guia IKEA para imigrantes: o quarto

By Adriane Jungues - fevereiro 15, 2016


Depois de um mês e meio no Canadá, lá em 2007, chegou a hora de montarmos nosso cantinho. Alugamos um apartamento de um quarto com aproximadamente 53m2 e a primeira coisa que precisávamos era um lugar para dormir que não fosse o chão.
Por esta razão que eu acho o quarto, ou melhor, a cama, a primeira compra essencial para quem está montando seu lar por aqui. 
Selecionei então alguns ítems importantes para compor o ambiente, já que só com cama não se faz um quarto. Já adianto que como a IKEA é grande, tem diversas opções de móveis para a maioria dos gostos e estilos, essa seleção é bem pessoal. Você possivelmente vai poder fazer uma combinação de móveis mais barata ou pode não curtir tanto o design dos móveis que eu escolhi, este post serve de inspiração mesmo.
Também acho importante comentar que muitas das coisas que você vai comprar aí, nos primeiros meses de Canadá, vão possivelmente te acompanhar por muitos e muitos anos, muitas outras residências, momentos e configurações de ambientes, então a dica é escolher itens que você curta não só agora, mas como na sua futura casa também.
Eu sei que é meio doido pensar na próxima moradia, quando você sequer quase tem a primeira, mas acredite, o tempo voa e quando você vê, está mudando tudo para um lugar maior e melhor (experiência própria). Temos diversos móveis daquele nosso começinho ainda em uso aqui em casa e acredito que fizemos boas escolhas na época (ainda bem!!).

1. Cama (bed frame)

Esta cama que eu escolhi não é novidade, mas é uma boa opção para aproveitamento de espaço. Aqui no Canadá, a grande maioria dos quartos já vem com o armário/closet como parte do layout do ambiente (literalmente construídos como parte do quarto e não armários comprados) e então, além do closet, que muitas vezes é pequeno, você pode guardar coisas ou até roupas de cama, embaixo dela.
Acredito que a linha Malm da IKEA é super clean e vai com diferentes estilos de decoração, ela vem em 2 tamanhos e 2 cores. Recomendo comprar tamanho Queen, para ser usada para a posteridade, a menos que seu ambiente não permita.

MALM Pull up storage bed - queen size - CAD 424


2. Capa de cobertor/edredom (Duvet Cover)


Os cobertores da IKEA, tantos os leves quantos os mais quentinhos não vem com capa. Portanto, para deixar sua experiência noturna mais confortável, uma capa para o cobertor será mais que necessária.
Escolhi uma das mais baratas, mas que quebram o galho super bem. Gosto também de tons de cinza, pois são mais neutros e você pode combinar facilmente com outras almofadas na cama e acessórios, mas claro, isso vai pelo gosto pessoal de cada um.
O Kit vem com a capa tamanho queen e 2 capas de travesseiro (não necessariamente fronhas), pois acho meio ásperas para dormir.

KRAKIS duvet cover and pillow case - CAD 12.99


3. Mesa de cabeceira (bedside table/drawer chest)



Sei de muitas pessoas que tem esse mesmo gaveteiro para o quarto, inclusive nós. Os nossos estão sendo reutilizados em outros ambientes no momento, mas foram nossos fiéis companheiros por um longo tempo. Eles tem um design super básico, mas acho que está aí o charme. Ainda por cima, as duas gavetas são super úteis para guardar roupas ou outros itens necessários.
Esse móvel é da mesma linha da cama, MALM e está disponível em 6 cores.

MALM 2-drawer chest - CAD 69.99


4. Cortinas (curtains)


Alguns dos imóveis alugados e alguns comprados vem com o suporte pronto para a colocação da cortina, o que é uma vantagem (senão você tem que comprar e instalar - tem na IKEA).
Acho que pouca gente não se importa com a luz da manhã batendo nos seus olhos ou os olhos dos vizinhos admirando seus hábitos noturnos. Enfim, eu gosto de privacidade e um certo escurinho para dormir.
Essas cortinas combinam charme e função de bloquear a luz, pois são estilo black-out. Combinando o útil com o agradável, sem necessariamente precisar instalar persianas. O item já vem com 2 cortinas e prontas para pendurar. Eles incluem também uma espécie de fita colante para você ajustar a barra da cortina, se precisar.

MARJUN block-out curtains - CAD 69.99


5. Colchão (mattress)



Esse item é o que eu considero mais pessoal, pelas mais diversas preferências que temos. Uns preferem a colchão mais macio, outros mais firme. Uns gostam de colchão de mola outros de espuma. As opções são muitas.
Separei aqui para o post um modelo de molas que é um investimento, pois uma boa noite de sono é essencial, assim como acordar sem dor nas costas hehe. Não é o mais caro da loja, mas um intermediário, mas você pode sim economizar se quiser (como em todos os itens, na verdade).
Vale lembra que eu optei pela combinação cama + colchão e não colchão + base box, mais pela questão do espaço de armazenamento da cama e o fato, obviamente, a cama já tem cabeceira incorporada, coisa que o colchão + base box não tem.
A IKEA tem algumas opções de base box também se você seguir nesse caminho e custam em média, para tamanho queen, CAD 175.

HESSTUN spring mattress - queen size - CAD 499


6. Travesseiros (pillows)

Mais uma coisa que vai muito ao gosto de cada um. A IKEA tem diversas opções de travesseiros, inclusive de penas e memory foam, além dos convencionais e a maioria deles vem enroladinho, tipo um rocambole, para economizar espaço, acho super fofo hehe.
Este que eu escolhi é preenchido com fibra de polyester e parece bem confortável, mas você talvez queira colocar sua cabeça em vários mostruários na loja para escolher o seu.

AREMPRIS pillow, queen size - CAD 14.99


7. Luminária de mesa (table lamp)



Uma curiosidade dos quartos aqui no Canadá, especialmente em imóveis não tão novos, é que não tem com luz no teto. Até hoje eu não entendo bem o porquê e o que você encontra na maioria dos casos é uma das tomadas de luz da cabeceira, conectadas ao interruptor na entrada do quarto. 
Logo, não vai ser só útil como essencial uma luminária ao lado da cama e talvez você até precise de algumas mais.
Algumas, senão a maioria das luminárias de mesa de IKEA acho que são fáceis de trocar só a parte de cima, se você enjoar do visual.

ARSTID table lamp - CAD 19.99


8. Gaveteiro (chest of drawers)


Para seguir o design da cama e mesa de cabeceira, o gaveteiro também é da linha MALM da IKEA. Como falei antes, os closets dos quartos aqui já vem construídos no ambiente e geralmente vem só com um longo cabideiro e com sorte, uma prateleira sobre ele e é isso de espaço para roupas de dobrar. Esse móvel também serve para colocar a televisão no quarto, se você vier a ter uma neste ambiente.
Um gaveteiro desta mesma linha só que mais alto um pouco nos é bem útil até hoje. Este que escolhi, também serve de mesa de cabeceira se o quarto for grande o suficiente para comportá-los.

MALM 3-drawer chest - CAD 99


9. Cobertor mais quente


Invernos no Canadá não são brincadeira, como vocês sabem. Apesar da calefação em todos os ambientes da casa, na hora de dormir é quanto geralmente fazem as temperaturas mais baixas lá fora, a perda de calor por aberturas e pelas paredes mesmo, acontece e dá pra sentir o ambiente mais fresco nos dias mais congelantes aqui.
Assim como nos travesseiros, há várias opções de cobertores/edredons na IKEA e tudo vai muito das preferências de cada um. Eles dividem lá em cobertores extra quentes, quentes e fino para atender à todas as temperaturas.
Acho vantagem comprar um quente e um fino pra começar, assim você pode usar os dois se tiver com  muuuuito frio e um ou outro no dia-a-dia.

HONSBAR duvet, warmer - queen size - CAD 69.99


10. Cobertor mais fino


Como eu falei no item anterior, ter os dois cobertores é ótimo também por que as temperaturas e sensações variam e a gente tem que se acostumar com as diferenças. Usamos muitos esse fino na primavera e outono, quando já está friozinho, mas não congelante lá fora.
Também, muitos dos prédios de apartamentos tem ar condicionado central e mesmo no verão, você pode deixar uma temperatura agradável que possa se cobrir pra dormir. E por menos de 10 doletas também, vale a pena.

MYSKGRAS duvet, cooler - queen size  - CAD 9.99


11. Lençóis (sheet set)



Ok, acho que não preciso explicar a necessidade deste item né! Mas como a maioria das coisas na IKEA, você vai achar diversos tipos. No caso dos lençóis, com mais ou menos fios e etc.
Curiosidade por aqui é que a maioria absoluta dos jogos de cama vendidos são de cor lisa e não estampados. Eu amo isso, ainda bem.
Recomendo começar com 1 jogo só mesmo (que no caso de IKEA inclui o lençol com elástico, o de cima e duas fronhas), pois como aqui as coisas vão para secadora depois da lavagem, você sempre vai ter lençóis limpos e sequinhos no final do dia. Se quiser, ainda quentinhos da máquina.

DVALA sheet set - full/queen size - CAD 23.99


12. Cabides (hangers)


Podem parecer um item básico demais para compor esta lista, mas como você vai usar aquele longo cabideiro do seu closet se não comprar uns cabides pra começar. Você vai encontrar os de plástico na IKEA também, mas estes de madeira são mais duráveis e bonitos.

Bumerang hanger - pacote com 8 - CAD 5.99

///

Resumindo então gente, acho que estes são os itens essenciais para seu primeiro quarto canadense. Vamos aos valores:
Total do quarto (segundo minha seleção): CAD 1,424.88 + taxas, que aqui em Ontario são de 13%, então a matemática do susto do dia vai para CAD 1,610.11 para suas compras com o quarto.

Se você ainda está motivado, abaixo vão uns itens bônus, para deixar seu quarto com uma carinha mais acolhedora ainda... hehe


ONSKEDROM cushion - CAD 5.99 (almofada)
MONGSTAD mirror - CAD 129 (espelho de chão ou parede)
FERLE rug - CAD 39.99 (tapete)
MYRARP picture - CAD 34.99 (quadro grande 1.4m x 1m)
ORMHASSEL throw - CAD 24.99 (manta)

Beijos e até a próxima!

* todas as fotos dos itens e móveis foram tiradas do website da IKEA Canada.

  • Share:

You Might Also Like

6 comments

  1. Adri, esse seu Guia IKEA para Imigrantes é o máximo. Por favor continue!!!

    Amei o post, muito prático, sei que vou usar!

    ResponderExcluir
  2. Muito bacana, Adriane! Já deu pra ter uma ideia do que vamos gastar! :S

    ResponderExcluir
  3. Muito bom e útil o post! Adoreo!

    ResponderExcluir
  4. Estou amando as suas dicas! Mal posso esperar pelo próximo post rsrsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir
  5. Estou amando as suas dicas! Mal posso esperar pelo próximo post rsrsrs
    Bjs!

    ResponderExcluir