Diana - 15 meses


Diana, nossa caçulinha, já está completando 15 meses e a gente até esquece de como era a vida sem ela. Aqui no Canadá, ela é considerada toddler com essa idade e eu custo a acreditar que não tenho mais bebê em casa.
Nem sei por onde começar com tantas coisas novas que ela anda fazendo, desde que completou 1 ano. Parece que "só" três meses não é muito tempo, mas nessa fase de desenvolvimento faz uma enorme diferença. 
Diana começou a caminhar relativamente cedo, aos 11 meses, então hoje já corre, saltita, sobe em tudo que pode e que não pode e claro, a cada dia ela descobre algo novo que consegue subir, abrir, mexer, virar, morder e rasgar, é curiosa, teimosa e destemida.  Ela já se acostumou com os degraus que temos no andar térreo e sobe e desce com sucesso, mas todo descuido de nossa parte, a achamos na escada grande para o segundo andar, que eu ainda não acho que ela se garante.
Acho que o maior salto de desenvolvimento que notamos foi da comunicação. Ela fala diversas palavras, incluido mommy, daddy, mana, mamãe, papai, Eddie, pé, mão, Minimá (minnie mouse), doggie, au au, birdie, piu-piu, boo (book), ball, cheese, aga (ág)ua, upa (quando quer colo), mamá, more (quando quer mais), bye, hi, oi, bobó/bobô (vovós) e mais outras que nem lembro agora e aponta várias partes do corpo quando pedimos. Todo dia tem alguma coisa nova.
Outra coisa que nos impressiona é o fato dela entender tudo o que a gente fala agora, mesmo que seja coisas que ela não tinha feito antes. Nós geralmente falamos com ela como se tivéssemos falando com uma criança maior, não com aquela vozinha de criança ou pronunciando errado, justamente para ela aprender a pronúncia certa das palavras e entender quando falamos entre nós e com Alice.
Priorizamos o português com ela, mas muitas das palavrinhas que ela fala são em inglês, por serem mais fáceis de pronunciar. Ainda assim, repetimos nas duas línguas, sempre que possível, para ela assimilar que doggie é cachorrinho, por exemplo.
No mais, ela vem demonstrando cada dia mais personalidade forte, como a irmã. Está cheia de nãos e de preferências. Ela come de tudo com bom gosto, com exceção de legumes e verduras, que é uma novela pra fazer ela comer. Alice adorava e eu tentei seguir oferecendo a Diana da mesma forma que fiz com Alice, mas não está sendo fácil. Estamos trabalhando nesse quesito. hehehe
E dormir é outra novela, é difícil essa nossa menininha. Ela acorda muitas vezes ainda durante a noite e acaba com a mommy aqui. ai ai. Ah, e ela ainda mama no peito e adora, e tem cerca de 14 dentes \o/.

Diana aos 15 meses
Doçura dos 15 meses...

Só sei que adoramos o seu jeito meigo, carinhoso, destemido e curioso. Diana distribui abraços e beijos em todos daqui de casa, incluido os dogs. Dá ois e byes para as pessoas no supermercado e abraça crianças que recém conheceu. É muito amor!! Essa fase é uma das minhas favoritas! We love you Didi!

Beijos!

* Veja aqui Diana com 1 ano.
*Veja aqui a Alice com 15 meses.

3 comentários:

  1. Que linda a Diana!! eu aqui até caio na real vendo que o tempo está mesmo voando, vendo essas criaturinhas se desenvolvendo, fico pasma,parece que foi ontém, eram só os dois pets...OMG!!!

    ResponderExcluir
  2. Adoro ler os posts sobre a Diana. Nossa filha também tem a mesma idade dela e é maravilhoso ver alguém sentindo o mesmo que estamos sentindo. Estamos adorando essa fase também. =]

    ResponderExcluir
  3. Já! Meu Deus, o tempo voa! Está linda!! :-)

    ResponderExcluir