Six on Six - Março - Costumes canadenses na nossa casa


O mês de março é o mês quando começa a primavera por aqui e todo mundo está no limite da tolerância com o inverno. Ninguém mais acha bonitinha toda essa neve ou frio e não vê a hora de dias mais quentes e liberdade de ir lá fora, ver as crianças brincarem e respirar ar puro, que não seja congelante.
Nosso tema do deste mês do 6 on 6 Canadá são alguns costumes canadenses que adotamos no nosso dia-a-dia. Já de cara, essa torcida de que dias mais quentes apareçam logo, é uma das coisas que adotamos aqui em casa, então meio que lamentar do frio é um costume que adotamos, sem sobra de dúvida.
Mas no geral, quando fui juntar as fotos para este post, notei que não tem tantas coisas exclusivamente canadenses, que praticamos por aqui. Tudo é um mix de necessidade, prioridade e importância, que ajustamos ao nosso cotidiano.

#1


Especialmente no inverno, não tem como manter a casa limpa e transitável, usando os calçados elameados, cheios de neve ou água, recém vindos do freezer que é lá fora. Deixar os calçados perto da porta e ficar de meia ou chinelinho/pantufa dentro de casa é um dos costumes canadenses que adotamos. Não é só canadense, eu sei, mas só começamos a fazer isso depois que chegamos aqui e vimos que 100% das residências adotam essa prática (e até alguns estabelecimentos comerciais). É uma necessidade mesmo.
Logo mais, no verão, não teria necessidade de tirar as sapatilhas e sapatos mais leves, mas optamos por manter o costume e tentamos deixar os calçados da família toda perto da entrada e evitar trazer sujeiras lá de fora, pra dentro de casa.

#2


Com diversas redes de cafés, muitos tipos de cafés no mercado e múltiplas técnicas de fazer uma xícara deste líquido precioso.. hehe.. adotamos o hábito de tomar bastante café. E não é um cafezinho não, é um cafezão. Os copos são realmente grandes. Apesar do Tim Hortons, que é a rede mais popular (e canadense) por aqui, nosso preferido é o Starbucks.
Mas o melhor café é aquele que moemos os grãos na hora e fazemos na prensa francesa, no final de semana, aqui em casa mesmo. E claro, com uma caneca bem graaande.
Eu quase sempre tomo descafeinado por causa da amamentação, e é super fácil de encontrar por aqui, tanto nas redes de cafeterias como no mercado, mas no final de semana e alguns dias que estou mais cansada, um café "normal" cai muito bem.
E ainda por cima agora, inventei que adoro canecas e estou querendo colecionar. Tanto café me transformou mesmo! hehehe

#3


Um costume canadense que adotamos, na obrigação, foi tirar neve. Esta foto mostra uma pequena parte da nevasca que tivemos no início do mês de fevereiro aqui em Ottawa, cerca de 50cm e um único dia. 
Claro que para dificultar, Diego estava viajando e por causa da neve, Alice acabou ficando em casa também, e não teve jeito, nós todas fomos pra fora, com pá na mão, 
Isso é no nosso quintal e o tanto de neve que cobriu nossa mesa e cadeiras que utilizamos no jardim, nos meses de calor.
Durante o dia, eu limpei tanta neve que acordei no dia seguinte com uma tremenda dorzinha muscular, como se tivesse ido para a academia. Vendo pelo lado bom, foi ginástica de graça.
Aqui em Ottawa, de uma maneira ou outra, todo mundo tem que lidar com a neve nestes meses de inverno, sendo pagando uma empresa que faça por você ou fazendo você mesmo. Não tem jeito :)!

#4


Sei que não é só uma prática canadense, mas na nossa experiência, tanto em Gatineau como Ottawa, o pessoal tenta mesmo separar o lixo em casa para facilitar para a estação de processamento, depois da coleta.
Aqui em casa, separamos os papéis, plásticos, orgânicos e lixo comum. Ainda tem a opção de se inscrever na prefeitura e eles recolherem sacos de fraldas, toda semana, só nas casas inscritas. Já testamos e funciona.

#5


Uma das coisas que nos acostumamos bem foi ter nossos bichinhos dentro de casa em tempo integral. Digo isso, porque em muitas casas no Brasil, os cachorros tem casinhas no quintal e isso não funciona aqui, obviamente, pelas grandes alterações de temperatura. 
Quem tem bichinho, mora com ele. E não tem só cachorro pequeno não, tem de tudo que é tamanho e todos compartilham a casa com seus donos. 
Esses dois sapecas da foto acima, nem sempre se comportam dentro de casa, mas faz parte da convivência, com certeza. 

#6


Last, but not least, o famoso maple syrup que é um dos símbolos do Canadá, que não nos conquistou logo de cara, mas que agora é um dos produtos que não falta no nosso dia-a-dia. Alice come com fruta para se ter um idéia.

Agora, estou louca pra ver quais os costumes que as outras blogueiras pelo Canadá a fora adotaram nas suas rotinas por aqui. Correndo lá pra ver em 3,2,1... go!


Gaby no Canadá | Gaby | Toronto
Jess in Montreal | Jéssica | Montreal
Like a New Home | Adriane | Ottawa
Minha Neve e Cia | Caroline | Mississauga
Outside Brazil | Carina | Vancouver
Tchê Canadá, uai! | Jaque | Regina

Beijos e até abril!
A

6 comentários:

  1. Adorei Adri. O do sapato na porta eu também inclui no meu post, acho que foi o primeiro que eu pensei. Adorei saber que tem coleta de lixo só de fraldas (vou me informar se tem aqui em Toronto tambem). Ah, e amamos make syrup e aqui em casa também não falta! Beijos

    ResponderExcluir
  2. Não entrar com calçados em casa também foi prática adotada aqui em casa nos últimos anos! Já fiquei de meias no dentista e numa escola!!!

    ResponderExcluir
  3. Tirar os sapatos é unanimidade hehehehehe O Maple syruo ainda não virou costume aqui em casa não, acho mesmo que nunca comprei..prefiro o mel mesmo, e tirar a neve tbém é outro que aqui em Vancouver é rarissimo....quase nunca neva por aqui!
    Adorei o post!!!
    Bjus
    Carina
    www.outsidebrazil.com

    ResponderExcluir
  4. Hábitos bem parecidos com países europeus e com os EUA. Acho que faz todo sentido quando se trata do clima

    ResponderExcluir
  5. Muito legal! Obrigado por compartilhar! =]

    ResponderExcluir
  6. Muito legal! Os habitos sao bem parecidos com os nossos, com excessao de tirar a neve ( ainda bem que nao precisamos). Bjs

    ResponderExcluir