Valencia - Espanha

Explosão de visuais na Ciudad de las Artes y las Ciencias

Nossa visita a Valencia, na Espanha bem curta, mas conseguimos visitar diversos dos mais importantes pontos turísticos. A cidade que surgiu como uma colônia romana em 138 A.C. tem muita história para contar, assim como muita coisa recente para visitar. Claro, saindo de Barcelona, parecia que não ficaríamos deslumbrados com pouca coisa, mas relembrando agora aqueles dias, acho que Valencia deu um show, à sua maneira.
Tivemos 2 dias inteiros para turistar em Valencia, a terceira maior cidade da Espanha, atrás somente de Madri e Barcelona. Chegamos lá de trem e a viagem foi super tranquila e com lindas visuais do mar Mediterrâneo, que andamos lado a lado em uma boa parte da viagem.
Nestes dois dias tem um pouco de tudo, lugares antigos, novos, praia, feira, mercado, lavanderia... foi corrido, mas proveitoso. Difícil mesmo foi separar as fotos para esse post! Tantas visuais lindas que se eu pudesse, colocaria todas aqui. Então senta, que lá vem muita foto!

No trem Barcelona >> Valencia

DIA 1

Torre de Cuart
Mercado Central
Iglesia de Los Santos Juanes
Llotja de la Seda
Catedral de Valencia
Plaza de la Verge
Torre de Serranos
Playa de la Malvarrosa


Caminhamos muito nos dois dias inteiros que estivemos em Valencia. O primeiro dia foi reservado para atrações no área mais antiga da cidade e uma passada rápida na praia. 
Toda a área mais histórica da cidade é super charmosa, com ruelas estreitas e prédios com sacadinhas que observam o pessoal lá embaixo. A Torre de Cuart, por exemplo, de estilo gótico, foram construídas no século 15 e faziam parte da muralha de defesa da cidade na época. Assim como a Torre de Serranos, que representava um dos portões para a cidade, construída no século 14.
A Llotja de la Seda ou Lonja de Seda, um dos patrimônios mundiais, segundo a Unesco, é fantástico, especialmente a sala repleta de colunas torcidas.


Parece que tudo acontece tranquilamente, mas passear o dia todo com 2 crianças pequenas dá um trabalho danado. Vocês viram que Alice está quase sempre usando o carrinho que era para Diana estar usando né, ainda bem que sempre levo o "canguru" onde Diana passava boa parte do dia, na hora das sonecas e tudo, porque não teria braço suficiente para aguentar tantas horas com um bebê no colo...hehe
Nos aventuramos por diversos metrôs, trams e ônibus, subimos e descemos escadarias e claro, batemos muita perna. Cansativo, mas essa é a nosso ritmo de viagens e no fim das contas, é o que adotamos e adoramos.
Fundos da Torre de Cuart e ruelas charmosas de Valencia
Mercado Central e as panela de paella à venda
Iglesia de Los Santos Juanes
Sala principal da Llotja de la Seda
Alice se sentindo em casa em uma das salas anexas no Llotja de la Seda
Olé!

Mais ruas charmosas e a atmosfera de Valencia

Catedral de Valencia
Interior da Catedral de Valencia
Plaza da la Verge - inesquecível
Torre de Serranos
Playa de Malvarrosa
Praia bem tranquila, espaço e dia lindo - combinação perfeita.

As meninas nem gostaram, como vocês podem ver! hehehehe

Ahhh a praia!!

Famosa paella de frutos do mar em Valencia - aprovada!!

DIA 2

Ciudad de las Artes y las Ciencias
Jardín de Turia
Parque Gulliver


E o segundo dia, reservamos para todo o complexo Ciudad de las Artes y las Ciencias, uma caminhada nos jardins de Turia e um tempinho para brincarmos no Parque Gulliver.
A Ciudad de las Artes y las Ciencias é um lugar mágico, daquele de encher os olhos de qualquer um, especialmente de arquitetos. Projetado por um dos meus arquitetos preferidos, o Santiago Calatrava Félix Candela. O complexo fica no leito do antigo rio Turia e abriga 7 incríveis estruturas, sendo elas: 
  1. L'Hemisfèric (cinema IMAX, planetário e laserium)
  2. Museu de les Ciències Príncipe Felipe (museu de ciências)
  3. L'Umbracle (trilha de caminhada com plantas nativas e esculturas de artistas contemporâneos)
  4. L'Oceanogràfic (maior aquário oceanográfico da Europa)
  5. El Palau de les Arts Reina Sofia (casa de ópera e apresentações de artes)
  6. El Puente de l'Assut de l'Or (ponte que liga o lado sul da rua Menorca)
  7. L'Àgora (praça coberta onde acontecem concertos e eventos esportivos).

 Infelizmente, contando todo o deslocamento e as limitações de passear com crianças, acabamos optando por visitar somente o L'Oceanogràfic (que foi bem legal - Alice aprovou!) e o L'Umbracle, e deixamos para apreciamos as demais por fora mesmo. É tudo tão imenso, que um dia só não dá pra fazer tudo. Bom, que assim deixamos atividades para uma próxima visita a Valencia! :P 
Os Jardín de Turia, super popular na cidade é um parque no leito do rio Turia. O rio foi desviado por motivos de inundações à cidade e virou um enorme parque, com áreas verdes, atividades e áreas esportivas, infantis e muito mais. Dentro dele fica o Parque Gulliver, o parquinho mais legal que já visitamos. É um gigante deitado e adultos e crianças circulam, escorregam e sobem pelas suas roupas, mãos, chapéu, botas etc. Suuuper interessante. Alice fala disso até hoje!



El Puente de l'Assut de l'Or e L'Ágora
L'Oceanogràfic
Dia lindo no áquario



Eu e minhas meninas!

Lontras



Show de golfinhos

Vista da ponte para os prédios do Ciudad de las Artes y las Ciencias
Esquerda para direita: L'Umbracle, El Palau de les Arts Reina Sofia, L'Hemisfèric e El Museu de les Ciènces Príncipe Felipe

Cruzando o L'Umbracle

El Museu de les Ciènces Príncipe Felipe e L'Hemisfèric
El Puente de l'Assut de l'Or e L'Àgora

Passeio pelo Jardín de Turia - isso foi uma das pontes sobre o rio no passado.

Parque Gulliver - muito legal e entrada gratuita
Parque Gulliver - queria um desses aqui em Ottawa!

Onde ficar?

Escultura Dame de Elche -Área próxima do nosso hotel em Valencia

Apesar de afastado do centro, escolhemos o hotel ILUNION Valencia 3 por ser meio que no meio do caminho entro o centro e a Ciudad de las Arts e las Ciencias. As instalações eram bem novas, limpas e modernas. O café da manhã não era incluso, mas optamos por pagar separado para facilitar com as meninas (e era bem gostosinho). O ponto negativo foi que o quarto e banheiro eram extremamente compactos, tanto que o banheiro parecia de navio (suuuper compacto).

Utilizamos a estação de metrô que ficava próxima ao hotel e também tinha linhas de ônibus acessíveis e deu tudo certinho.

Beijos e até o próximo e último post desta viagem :  Sevilla!

Um comentário:

  1. Adorei Adri... sou louca para ir nesse complexo novo de Valência, já tinha visto em outros blogs e é um lugar perfeito não só para arquitetos, mas para quem ama fotografia como eu! :-) Beijos

    ResponderExcluir