Guia IKEA para imigrantes: a sala


Chegou a vez da sala, um ambiente super popular em toda casa, não é mesmo? Dizem que a cozinha é o coração de todo lar, mas conheço muita gente que usa tele-entrega direto e usa a sala como ambiente de trabalho, refeições, receber amigos e etc, então eu acho um ambiente super importante.

No nosso primeiro apê, que era um ovo para os padrões daqui, nós conjugamos sala de jantar, escritório e sala de estar propriamente dita, num mesmo ambiente. Não foi uma estratégia arquitetônica necessariamente, foi necessidade mesmo, pois não haviam outros espaços disponíveis nos nossos 53 m².

Selecionei alguns items super legais para este post e confesso que estou sempre repensando e reposicionando os móveis aqui de casa, daí a importância de comprar as coisas certas ou fáceis de adaptar, pois muitos dos nossos móveis vem nos acompanhando desde os nossos primeiros tempos aqui no Canadá.

ESSENTIALS (os mais essenciais)



Estou numa fase bem de design escandinavo/nórdico, que pra quem não sabe, refere muito ao branco, preto e cinza na decoração, linhas retas e espaços simples/minimalistas.
Este pode não ser seu estilo, mas como sempre digo, a IKEA tem peças para acompanhar os mais diversos estilos de decoração e arquitetura de interiores, então fiquem confiantes que sua casa vai sair sua cara.
Mas falando mais especificamente da minha seleção acima, tudo muito clean e simples, porém funcional e adaptável. O sofá foi meu dilema do grupo, pois gostei bem mais do design de outros, mas considerando o custo/benefício, este foi o escolhido (e é bem bonitinho). Ressalto que eu super indico o couro natural ou artificial (coisa que a IKEA só começou a oferecer recentemente), pela praticidade. Nosso sofá da sala tolera duas crianças, dois adultos e dois cachorros, dia após dia, é de couro e branco ainda por cima (o nosso não é da IKEA, mas não sei o que seria de um sofá de tecido... provavelmente já teria ido para o lixo).
Outro ponto a salientar, assim como nos quartos, muitas das salas de estar por aqui não tem luz no teto, sendo essencial luminárias de mesa e de chão. Fica a dica.
Muitos dos produtos selecionados para esse grupo tem outras opções de cores. Verifiquem através dos links diretamente no site da IKEA para alternativas.


  1. Sofá - SKOGABY sofa - CAD $899
  2. Luminária de chão - HOLMO floor lamp - CAD $8.99
  3. Mesa de centro - RISSNA coffee table - CAD $129
  4. Prateleira flutuante - black - LACK  wall shelf - CAD $19.99
  5. Mesa lateral - LACK side table - CAD $9.99
  6. Estante - BILLY bookcase - CAD $69
  7. Móvel para TV - HAGGE TV bench - CAD $149


GOOD TO HAVE (legais de ter)


       

       8.   Capa de almofada - GULLKLOCKA cushion cover - CAD $7.99
       9.   Almofada - MATTRAM cushion - CAD $5.99
       10. Prateleira para quadros - RIBBA picture ledge - CAD $14.99
       11. Recheio de almofada - FJADRAR inner cushion - CAD $7
       12. Tapete - GORLOSE rug - CAD $29.99
       13. Cortinas com black out - MARJUN block out curtain - CAD $69.99
       14. Luminária de mesa - HOLMLIDEN table lamp - CAD $39.99
       15. Moldura quadrada - RIBBA frame - CAD $18.99
       16. Moldura retangular - RIBBA frame - CAD $19.99

Menção honrosa nesta categoria para a prateleira para quadros, que é super versátil e pode segurar não só quadros, como porta-retratos e outros objetos favoritos. Gosto também do tapete e da combinação capa de almofada e recheio, comprando separado tem mais opções e sai um pouco mais barato (com exceção de algumas almofadinhas, como é o caso da do gatinho).
As molduras para quadros são super interessantes também. A IKEA tem várias opções de quadros e pôsters prontos, mas a minha sugestão é comprar as molduras apenas (que são ultra populares por aqui, toda casa tem) e colocar arte ou fotos pessoais, de sua autoria ou gosto, para deixar sua casa ainda mais personalizada.

Como BÔNUS, selecionei a cadeira de balanço abaixo, que pode dar um charme especial e ao mesmo tempo ser muito útil como um lugar a mais para sentar na sala. Nós temos essa e é bem confortável mesmo. E claro, a televisão, que nem todo mundo tem como investir logo de cara, é uma queridinha da sala de estar (nós mesmo ficamos nossos 3 a 4 primeiros meses sem TV em casa). A IKEA não vende eletrônicos assim como tv's e aparelhos de dvd's, mas selecionei um exemplo na loja mais conhecida desse ramo, a BEST BUY (há inúmeras opções lá).

Cadeira de balanço - IKEA PS GULLHOLMEN rocking chair - CAD $69.99

Os cálculos deste ambiente ficaram em essencials (CAD $1284.97) + good to have (CAD $214.92) + bônus (CAD $769.98) para o grande total de CAD $2564.95, incluindo 13% de taxas em Ontario.

Boa sorte com as compras e até o próximo post!
OBS.: farei um post sobre a montagem dos móveis para compor a série, já que essa parte faz parte do "pacote" IKEA. Falarei sobre as ferramentas e técnicas em breve.


Um comentário:

  1. Estou adorando as dicas. Com certeza vou retornar aqui quando for mobiliar nossa casa. Se tiver exemplos de espaços já mobiliados também ficaria legal! =]

    ResponderExcluir