Six on Six - Abril - Placas


Olá amigos e amigas do Six on Six! Neste primeiro mês de primavera aqui, onde toda a neve derrete e as flores (e pessoas) desabrocham, estamos aqui em Ottawa com previsão de cerca de 10cm de neve para hoje. Eita primavera doida!

Ao contrário do ano passado, quando falamos do cotidiano no Six on Six de abril de 2015 (relembre aqui se você perdeu), em 2016 iremos falar de placas que vemos por aqui. Como assim placas, você me pergunta? 
Placas e sinalizações estão tão ligadas no nosso dia-a-dia, que acabamos passando despercebidos por elas. Depois que foquei em achar uns exemplos legais aqui em Ottawa, me dei conta que as opções quase beiram o infinito. 

Exagero ou não, aqui no Canadá dá pra dizer que tudo é geralmente bem sinalizado. Não sei como é nas demais cidades canadenses, mas Ottawa tem a grande maioria das placas bilingues (às vezes escrito na mesma placa ou outras vezes em uma placa anexa). A grande via arterial de Ottawa, a rodovia 417 ou Queensway, tem inúmeras saídas e todas elas bem sinalizadas, muitas vezes avisando alguns dos estabelecimentos que você vai encontrar próximo a cada saída, visados para quem esteja de viajando, por exemplo, como postos de combustíveis e lojas de fast food.
Não achei dificuldade nenhuma de fotografar as 6 placas para o post de hoje, o difícil mesmo foi selecionar só 6 dentre as muitas mais que eu achei. Mas enfim, without further ado:

#1


A grande maioria dos supermercados e lojas tem estacionamento prioridade para pessoas com crianças e/ou gestantes. Já vi com prioridade para idosos também, mas é menos comum.
Então além das diversas vagas para deficientes que ficam estrategicamente perto da porta dos estabelecimentos, logo ao lado, você encontra estes da foto acima.
Eu uso quase que direto essas vagas, há mais de 5 anos, pois desde então é quase sempre que eu tenho uma filha dentro ou fora da barriga comigo...hehe

#2

Placas em Ottawa

O Canadá é um grande parque para a bicharada, visto que a densidade populacional do Canadá é de apenas 3.41 pessoas por quilômetro quadrado. Há diversas placas de aviso quando ruas e avenidas cruzam áreas de animais silvestres que como é o caso do cervo e da tartaruga, na foto acima. 
Nunca vi as tartarugas, mas cervos já vimos sim e eles vivem tranquilos, especialmente aqui pelos subúrbios.
Já vi placa de urso, alce e rena aqui na região, especialmente na área do Gatineau Park.

#3

  Placas em Ottawa

Estou realmente por fora de como chama isso em português, mas nós aqui chamamos de carpool, o fato de você dar carona para um colega de trabalho que seja seu vizinho e evitar colocar mais um carro nas ruas. Essa faixa bem da esquerda também serve para famílias, taxi etc e qualquer outro veículo que tenha mais de 2 passageiros no momento. 
De novo, eu faço bastante uso dessa faixa (pois nunca estou sozinha) e vejo que a maioria das pessoas respeita e evita usar se está sozinho no carro.

#4

Placas em Ottawa

Por lei, terrenos ou edificações onde haverá construção ou reforma, tem que "avisar" publicamente os seus planos, para que pessoas da comunidade fiquem por dentro e tenham o direito de discordar do que está sendo proposto. 
A placa contém a fachada e planta baixa básicas e o intuito/fim da edificação em questão. No caso aí da foto, a proposta é de um edifício de 3 andares com 143 apartamentos, para idosos (retirement home).

#5

Placas em Ottawa


O Canadá está melhorando bastante no quesito de sustentabilidade. Aqui em Ottawa, ainda não é tão comum ver pontos de recarga para carros elétricos e afins, mas na IKEA aqui (e imagino nas demais do Canadá também), há vagas com tomadas elétricas e vagas especiais para carros híbridos.
Na foto, um Chevrolet Volt sendo abastecido e um Toyota Prius, aproveitando a vaga prioridade.

#6

Placas em Ottawa

Se você mora no Canadá já deve saber, mas se você não mora aqui, fique sabendo que comentamos que há apenas duas estações "climáticas" distintas por aqui: Inverno e Construção! eheheheheheh
Sério mesmo, a partir de abril, até a primeira nevasca de novembro/dezembro, há construções por tudo que é canto da cidade. 
A maioria é manuntenção do que o frio estragou (recapagem de ruas, canos rachados etc), mas tem muito alargamento de ruas, troca ou instalação de dutos e tubulações etc. Veja bem que aqui a rede elétrica urbana, pluvial e de esgoto é subterrânea, então tem muito buraco para ser cavado, s-e-m-p-r-e. 
É muito bom para a infraestrutura da cidade e tal, mas deixa eu dizer, que para o trânsito e para quem não gosta de engarrafamentos não é não. Primavera de verão são famosos por construção e por consequência, congestionamentos.

Espero que vocês tenham gostado! Me bateu uma curiosidade agora de ver o que rola nas demais cidades canadenses do grupo:

Gaby no Canadá | Gaby | Toronto
Jess in Montreal | Jéssica | Montreal
Like a New Home | Adriane | Ottawa
Minha Neve e Cia | Caroline | Mississauga
Outside Brazil | Carina | Vancouver
Tchê Canadá, uai! | Jaque | Regina

Até o próximo post da série em maio!!

3 comentários:

  1. Adorei Adri. A placa de estacionamento para gestantes ajuda muito - lembro que quando estava com o barrigao não conseguia andar direito e ter uma vaga perto da entrada dos estabelecimentos facilitava muito. É a faixa do carpool é ótima! :-) beijos

    ResponderExcluir
  2. Adri, em Montréal também tem tanta construção que é uma coisa de louco! Hahaha eles fazem a mesma piadinha ;D Beijos, adorei o post!

    ResponderExcluir
  3. Oi Adri, da última vez que eu fui na Ikea achei o máximo essa placa para carros elétricos, aqui em Vancouver eles se preocupam bastante com o meio ambiente, e eu achei que essa placa fosse só daqui heheeheh legal ver que é em todo Canada.
    Bjus
    Carina (www.outsidebrazil.com)

    ResponderExcluir