Six on Six - Junho - Prédios históricos


Gente, o mês mais rápido dos últimos tempos, mal eu pisquei e cá está o dia 06 novamente. Nestas últimas 3 semanas tivemos viagem com a família, mais a estadia deles aqui conosco e foi ótimo como sempre. Como consequência, estive semi-afastada do mundo virtual. Prometo que volto com muitas fotos dos acontecimentos recentes.

Mas sobre o 6 on 6 de hoje, falaremos de prédios históricos. Ottawa está cheia de prédios importantes, com histórias interessantes e muitos anos de eventos. Selecionei 6 deles, a maioria super bem localizados no centro ou perto do centro de Ottawa. 

#1 - RIDEAU HALL


Desde 1867, o Rideau Hall é a residência oficial da monarquia britânica e o seu/sua representante no Canadá, o governor general of Canada. É comparada com o Buckingham Palace em Londres e a White House em Washington, mas com uma carinha canadense, sem comparável imponência.
A construção começou em 1838 e tem 175 ambientes e hoje em dia é possível visitar algumas áreas da casa reservadas para tours e os jardins ao redor da casa gratuitamente. Veja mais informações aqui.

#2 - CHÂTEAU LAURIER


O hotel Fairmont Château Laurier, sonho de consumo de turista em Ottawa, localizado no ladinho do Parlamento e com lindas vistas para o Rideau Canal e o Ottawa River. Tem 426 quartos, incluindo 33 suites luxuosas.
Ele foi projetado para complementar o estilo dos prédios do Parlamento e foi construído de 1909 a 1912 com materiais importados e de alta qualidade.
Curiosidade: A inauguração do hotel estava marcada para 26 de abril de 1912, mas seu dono, Charles Melville Hays, acabou morrendo à bordo do Titanic em 15 de abril, quando vinha a Ottawa para o evento. Dizem que parte da mobília do hotel também vinha pelo Titanic e se perdeu no mar. A inauguração foi remarcada para dia 1 de junho de 1912, com a presença do primeiro ministro canadense na época, Sir Wilfrid Laurier.
A diária com café da manhã no Château Laurier hoje em dia custa em torno de CAD $329.

#3 - PARLIAMENT BUILDINGS


A própria cara da Ottawa, os prédios do Parlamento são conhecidos mundialmente. A área serviu de base militar nos séculos 18 e 19, mas foi em 1859, quando a rainha Victoria escolheu Ottawa como a capital, que os prédios começaram a ser construídos como são hoje.
O prédio central do parlamento, inclusive a área da Peace Tower, foi quase toda destruída por um incêndio em 1916 e só foram totalmente reconstruídas por volta de 1927.
Hoje, os prédios do Parlamento em Ottawa estão sob constantes reformas, parte de um plano de entensas reformas (cerca de 1 bilhão em investimentos) que tendem a durar pelo menos até 2020.
A Peace Tower, assim como o Parlamento em si, tem visitas guiadas gratuitas todos os dias. Os ingressos são distribuídos diariamente no centro de informações turísticas em frente ao Parlamento (e chegam a se esgotar nos meses de verão!). Imperdível para quem vem conhecer Ottawa.

#4 - ABERDEEN PAVILION


O Aberdeen Pavilion faz parte do Lansdowne Park e foi originalmente construído em 1898, como prédio central do Central Canada Exhibition e ao longo dos anos vem abrigando diversas feiras, eventos e também foi considerado o mais antigo rink coberto de hóquei do mundo.
Veja o post do nosso passeio em uma feira lá em 2010.

#5 - NOTRE-DAME CATHEDRAL BASILICA


A linda Catedral de Notre-Dame em Ottawa fica super bem localizada no centro, perto do Parlamento e outros Museus e pontos importantes, então deve ser incluída no roteiro de visitas à capital do Canadá. 
A igreja começou a ser construída em 1841, originalmente no estilo neo-clássico, mas acabou aderindo muito do estilo neo-gótico mais para os anos finais de construção, em 1846.


#6 - BYWARD MARKET


Com a construção do Rideau Canal por volta de 1826, a área foi subdividida e Byward Market virou um local para feiras de compra e venda para os trabalhadores e envolvidos com a execução do canal. A área é considerada o coração de Ottawa, pois é basicamente onde a cidade começou a crescer.
A mercado abriga diversas ruas do centro e recebe cerca de 50 mil visitantes semanalmente nos meses de verão. O prédio principal foi reconstruído através dos anos e abriga hoje em dias, pequenas lojas locais e bancas, incluindo a famosa confeitaria Le Moulin de Provence. Veja nosso passeio por lá aqui.

Neste mês, temos mais uma nova participante, a Mariana falando de Calgary, entrando no lugar da Carina que nos mostrava Vancouver. Uma pena não podermos mais ver fotos da costa oeste canadense, mas fico feliz que a linda Calgary vai ser retratada agora pelas lentes da Mari. 
Então aqui vão os links para os blogs do Six on Six!

Gaby no Canadá | Gaby | Toronto
Jess in Montreal | Jéssica | Montreal
Like a New Home | Adriane | Ottawa
Minha Neve e Cia | Caroline | Mississauga
Edmontom Feelings | Juliana | Edmonton
De bem com a Vida | Mariana | Calgary

Beijos e até!