Six on Six - Agosto - Cafés e confeitarias


Oi oi amigos! Six on Six gostoso neste mês de agosto... hummmm...
Aqui em casa somos dois grandes fãs de café, mas tem que ser café preto mesmo... nada de café gelado, doce, com sabor de abóbora ou com creme. Não somos nada "aventureiros" no que diz respeito a café.
Nosso café preferido é aquele que moemos os grãos orgânicos na hora e passamos pela jarra prensa francesa (french press) e sai aquele café quentinho e forte, bem do jeito que gostamos. 
Claro, como bom descendentes de italianos e alemães que somos, adoramos pães, folhados etc e tipos não faltam por aqui, até mesmo no supermercado. Lá encontro um bolo recheado que adooooro e que chama Danish Pastrie (mas que não compro muito, senão como tudo!) e diversos tipos de pães e croissants... hummm... só de falar me deu fome. 
Aqui em Ottawa temos muitas opções, mas confesso eu ainda estou por descobrir mais lugares étnicos. Que eu saiba não tem nenhuma padaria/confeitaria brasileira por aqui, então o jeito é se apaixonar pelos bons produtos que achamos por aqui, de outros nacionalidades.
Outra coisa que vocês podem se surpreender é que a mais conhecida rede de cafeterias do Canadá, o Tim Hortons, não fez parte da minha lista. Bem, eu quis mostrar pra vocês um pouco dos estabelecimentos locais e Ottawa e o Tim's tem quase em cada esquina. hehe

Selecionei alguns dos lugares mais simpáticos, badalados ou só deliciosos mesmo, dentre tantas e tantas opções de cafés, para mostrar pra vocês, vamos lá?


#1 - SWISS PASTRIES

Swiss Pastries em Westboro Village

A Swiss Pastries é uma rede com 4 lojas em Ottawa e com muitas coisas deliciosas. Você vai encontrar bolos, tortas, pães, biscoitos, folhados etc. Eu costumava trabalhar perto de uma há alguns anos e levava mini bolos de mousse de chocolate com ganache... humm... divinos!


#2 - LAVAZZA EXPRESSION



Lavazza é uma marca de café italiana com mais de 120 anos de história. Nasceu em Turim em 1895 e até hoje produz café de qualidade, misturando grãos da américa do sul, da áfrica e da ásia.
Eles tem diversas lojas, ou melhor, coffee shops, espalhadas pelo mundo todo. Recentemente Ottawa ganhou um espaço exclusivo na área nova do Lansdowne Park.


#3 - SUZY Q DOUGHNUTS


Suzy Q Doughnuts em Hintonburg

Um dos doughnuts mais famosos em Ottawa, a Suzy Q fica no trendy bairro de Hintonburg. Aff eu queria provar todos, claro, mas provei o Dirty Chocolate desta vez e estava delicioso...
O local é bem pequeno, mas sempre tem gente saindo de lá com caixinha de doughnuts, isso é certo.


#4 - LE MOULIN DE PROVENCE



A confeitaria Le Moulin de Provence é a mais conhecida de Ottawa, talvez também por ficar no coração do ByWard Market. Foi fundada em 1999 e usa mais de 250 ingredientes nas receitas de uma infinidade de produtos.
Em 2009, em uma visita ao Canadá, o presidente dos USA, o Obama, visitou a confeitaria e pediu um biscoito. Desde então, os biscoitos ficaram famosos e muita gente vai visitar lá para provar o tal biscoito.. Eu nem provei ainda, mas segundo a confeitaria não é nada especial, só um biscoito comum (shortbread) em formato de folha de maple e com "Canada"escrito na cobertura (veja fotos dos cookies aqui).

#5 -  ART IS IN BAKERY



Meio escondida no local chamado City Center, não muito longe do centro de Ottawa, a Art is In é super simpática e além de deliciosos quitutes, oferece lanches/sanduíches no horário do almoço. 
A proposta é servir produtos inspirados em "boulangeries" parisienses em um ambiente descolado como que no Brooklin. 
Provei os croissants deles e realmente eram ótimos!

#6 - BRIDGEHEAD



Uma das inúmeras redes de cafés presentes em Ottawa. Essas possuem lojas por toda a cidade e são competidoras com o Starbucks, Second Cup e o canadense Tim Hortons, entre outros.
Apesar de meu café favorito ser do Starbucks, os coffee shops da Bridgehead são um pouco mais bem projetados e eu, claro, aprecio isso. O ambiente é bem acolhedor e muito gente vai pra lá trabalhar, pois wifi é gratuita e o café, não gratuito, mas ilimitado...hehe.
Este da foto fica pertinho da IKEA e vale a visita.

Agora vou lá colocar os coffee shops que minhas fellow bloggers vão mostrar nas demais cidades canadenses do six on six. Sounds like a plan? :)


Gaby no Canadá | Gaby | Toronto
Jess in Montreal | Jéssica | Montreal
Like a New Home | Adriane | Ottawa
Minha Neve e Cia | Caroline | Mississauga
Edmontom Feelings | Juliana | Edmonton
De bem com a Vida | Mariana | Calgary

Beijo e até setembro com mais um six on six!

2 comentários:

  1. ADOREI! Quando formos para Ottawa vou com certeza usar sua lista como base na hora de escolhermos algum café para visitar! :-)

    ResponderExcluir
  2. Muito legal Adri! apesar de ter morado aí eu só fui em 1 das opções que vc deixou a dica. Quem sabe nas próxima visita a gente não vai juntas provar umas "gordices" :) bjs

    ResponderExcluir