12 lugares para visitar em Ottawa


Não é de hoje que venho recebendo perguntas e comentários requisitando informações sobre o que visitar em Ottawa, geralmente por 1 ou 2 dias de visita à cidade. Muita gente acaba encaixando um curto passeio a Ottawa entre a visita de Montreal e Toronto e devo dizer que geralmente ninguém se arrepende.
Começo dizendo que a melhor época de visitar Ottawa é de maio a setembro. Durante esse período os dias são mais longos, as temperaturas são amenas para altas e você pode aproveitar tanto do lado de dentro como do lado de fora. 
Se você é daqueles que não quer pegar calor já que está vindo para o polar Canadá kkkk, eu recomendo vir em março (chance de bastante frio ainda, certeza de neve no chão e grandes chances de tempestade de neve) ou novembro (frio tolerável, chance de neve, mas não certeza), quando ainda há disponibilidade de sair a pé (mas com restrições) e os dias ainda não são tãaaao curtos.
Veja bem novembro passado, quando tivemos mais de 24h de neve contínua, sensação de -11ºC por causa de um ventinho danado que bate lá fora. Mesmo para eu que estou acostumada com inverno daqui, não é um bom dia para turistar de lá pra cá, ainda mais se forem coisas que incluam passeios ao ar livre (fui ao supermercado e só de colocar as coisas no carro, já fiquei coberta de neve).

Minha opinião é que turismo é uma coisa muito pessoal. Cada pessoa tem um estilo, coisas que prefere ver, pontos que são mais importantes, ritmo de viagem e preferências de passeios, locomoção etc. Neste post estou fazendo um resumão de alguns dos mais populares pontos de interesse em Ottawa, para servir de base para quem está montanto o roteiro da capital canadense.

O QUE VISITAR EM OTTAWA?

Abaixo vai a minha lista de sugestões para visita em Ottawa. Saliento que, na minha mera opinião, os pontos turísticos mais visitados e/ou conhecidos são o Parlamento, o Rideau Canal, o Byward Market e o Canadian Museum of History, por diversas razões, mas especialmente porque são todos são a uma distância relativamente curta um dos outros, o que facilita muito. E no caminhos deles, você vai acabar passando por diversos outros pontos turísticos ou relevantes, já que o centro de Ottawa é relativamente pequeno. Vamos lá?

1. SUPREME COURT OF CANADA

Supreme Court of Canada (Photo: Pgiam/Getty Images)
O prédio da suprema corte canadense é bem imponente fica, convenientemente. na mesma rua do Parlamento, há uma distância facilmente caminhável entre os dois. Há visitas guiadas por estudantes de direito todos os dias, com mais opções de horários de maio a agosto. Veja mais detalhes aqui.

2 .PARLIAMENT HILL

Parliament of Canada

O centro do poder, onde o primeiro ministro canadense trabalha e muitas das grandes decisões do país são tomadas. O Parliament of Canada não é só um prédio bonito, é também cheio de história e imponência. Ao contrário dos vizinhos americanos, a sede do governo não é protegida por grades e você ainda pode fazer um tour por dentro do prédio gratuitamente (os ingressos para o dia são distribuídos no centro de visitantes (do outro lado da rua do Parlamento - 90 Wellington St). A Peace Tower ou torre da paz, presenteia os visitantes com uma bela vista do centro de Ottawa.
São duas opções de visita:
1.Bloco central: inclui a biblioteca, a torre, o senado e house of commons. Horas de visitação aqui.

2. Bloco leste: somente disponível de julho à início de setembro e inclui áreas vitais para o governo no século 19. A sala do então primeiro-ministro John A. Macdonald e outras importantes figuras da época. Horas de visitação aqui.


3. HOTEL CHÂTEAU LAURIER 

Vista do Chateau Laurier do Ottawa River

O hotel mais imponente de Ottawa e provavelmente o mais conhecido também, devido a sua localização privilegiada. Fica a ao lado das comportas do Rideau Canal (Locks) e a poucos metros dos prédios do Parlamento. Foi inaugurado em 1912 e tem muita história para contar.


4. RIDEAU CANAL


Rideau Canal no verão
Rideau Canal no inverno

Não tem como vir para Ottawa e não visitar o Rideau Canal. Uma das atrações turísticas mais versáteis que eu conheço. Lindo e tranquilo canal para travessia de pequenos barcos, caiaques ou só contemplação mesmo no verão e maior rink de patinação do mundo no inverno. Imperdível em qualquer estação.
O Rideau Canal também é parte do festival de inverno de Ottawa, o Winterlude (aqui e aqui)
Veja mais posts do blog sobre o canal aqui.
Para mais informações visite o site do Rideau Canal.

5. BYWARD MARKET

ByWard Market  - Ottawa
Também um dos pontos chave de Ottawa, o ByWard market junta comércio, ótimos restaurantes, pubs e um clima todo charmoso no centro da cidade.
Ainda lembro de irmos quase todo final de semana para lá, nos primeiros anos morando aqui e a vibe é muito única e interessante.
Veja alguns passeios nossos lá 12 - 3 - 4 - 5


6. NEPEAN POINT


Estátua no Nepean Point

O Nepean Point nem sempre está nas listas turísticas de Ottawa por si, mas acaba sendo visitado meio que sem querer devido à proximidade com o centro e os diversos pontos turísticos "caminháveis" no centro de Ottawa. Fica ao lado da Natinal Gallery of Canada e tem vistas lindas do Parlamento, de Gatineau e do Ottawa River. Vale a subidinha. Veja as visuais de lá aqui neste post.

7. NATIONAL GALLERY OF CANADA


National Gallery of Canada no centro de Ottawa

Se eu disser pra vocês que nunca passei do saguão da National Gallery of Canada muitos vão me chamar de doida. Mas é que nunca tivemos a oportunidade e disponibilidade de visitar, ainda mais com as crianças. É sempre bom deixar algo novo para visitar no futuro.
Uma das outras atrações encontra-se na frente do museu, a famosa escultura da aranha (Mamam, da artista Louise Bourgeois). Veja post aqui.

8. NOTRE-DAME CATHEDRAL

National Gallery of Canada e Notre-Dame Cathedral

A catedral no centro de Ottawa tem o exterior interessante e o interior é super lindo. A arquitetura reflete aspectos góticos e neo-góticos tanto no exterior como no interior. Vale uma visitinha, mesmo que rápida. Neste post aqui, tem uma foto do interior.
E veja horários de visitação e missas aqui.

9. ALEXANDRA BRIDGE

Alexandra Bridge - pelo lado de Ontario
A ponte mais charmosa ligando a província de Ontario a Québec, ou seja, Ottawa a Gatineau. Por esses dias a ponte estava em reforma e fechada no sentido Gatineau/Ottawa, mas a pé ela continua aberta. deixando a travessia interessante (nos meses quentes) e dando acesso ao Canadian Museum of History, logo ao lado, em Gatineau (obviamente não é o único meio de acesso ao museu, mas uma boa opção pra quem gosta de caminhar e estiver a pé pela capital).

10. CANADIAN MUSEUM OF HISTORY

Canadian Museum of History

Antigamente chamado de museu das civilizações ou Museum of Civilization, o agora Canadian Museum of History é o museu mais visitado do Canadá. Tem exposições fixas e itinerantes e deve reinaugurar dia 1 de julho toda uma ala que vem fechada nos últimos anos.
Além do mais, tem o Children's Museum (Museu da criança) dentro do museu, que pode ser visitado com o ingresso do museu. As meninas adoram e é uma ótima atividade se visitar Ottawa com crianças. Veja nossa visita lá aqui.

11. RIDEAU HALL

Rideau Hall
O Rideau Hall é a residência oficial do governador geral desde 1867. Você pode fazer um tour gratuito por lá durante quase o ano todo (confira os horários aqui). Eu recomendo ir nos meses quentes já que o jardim é bem lindo de ver também e não vai estar disponível no inverno, obviamente.
Veja mais sobre nossa visita lá aqui.

12. CANADIAN MUSEUM OF NATURE

O novo e o antigo no Canadian Museum of History
O Museum of Nature em Ottawa é um passeio fantástico, ainda mais se tiver crianças no grupo. Tem várias áreas interativas e o museu todo não é muito extenso, o que permite visitar tudo, incluindo paradas estratégicas. Ainda tem o fato que todo o prédio do museu é lindo, uma mistura de novo e antigo, bem perto do centro de Ottawa.
Nas quintas-feiras, das 5 as 8 da tarde, o museu tem entrada gratuita para exibições permantentes, mas você pode conferir mais horários e preços aqui.
Veja uma das visitas nossas Aqui.

Beijos

2 comentários:

  1. Adorei! Estou louco para visitar! *-* Ottawa é uma cidade bilíngue?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo Jonathas! O centro de Ottawa é bem bilíngue sim (comércio e serviços).

      Excluir