Visitando o Canadá: Brasileiros podem aplicar para o ETA

Fonte: Governo do Canadá


Oi oi!

Como já tinha sido postado por diversos veículos da mídia, desde o ano passado, finalmente a Autorização Eletrônica de Viagem ou formalmente, o ETA, foi liberado para brasileiros que desejam visitar o Canadá
Eu não tinha escrito nada sobre isso ainda, mas agora que virou realidade, achei interessante resumir um pouco aqui o que esse visto é na verdade.

Devo lembrar que nem todo mundo, digo brasileiros, são elegíveis a este visto simplificado para o Canadá - siga os títulos para aprender mais:

Nosso inesquecível passeio a Lake Louise - na linda província de Alberta

REQUISITOS

1. Ter tido um visto temporário (mais conhecido como de turismo), para o Canadá, nos últimos 10 anos.

OU

2. Ter o visto americano válido no passaporte brasileiro no momento de pedir o ETA.


Se nenhum dos requisitos se aplica a você, aí você deverá aplicar para o tradicional visto de turismo para o Canadá (ou autorização temporária de viagem, como eles se referem no site), preenchendo tudo que for pedido e mandando as papeladas convencionais.

PROCEDIMENTO


Tudo é feito online, pelo site do governo canadense - acesse aqui e a autorização de viagem pode sair em minutos. É tudo em inglês ou francês, com partes de marcar e outras de preencher com seus dados, mas há um guia em português disponível para ajudar nos detalhes da aplicação - acesse aqui. Você precisa de um email válido e cartão de crédito.

Se você vai em família, você vai precisar fazer para todos os membros, um de cada vez. O guia em português indica como fazer essa parte também (link ali no parágrafo acima).

PREÇO


O ETA custa $7 dólares canadenses, pagável com cartão de crédito.

CONSIDERAÇÕES


- Não há mais papel desse tipo visto no passaporte do requerente. Na hora da viagem, os agentes dos aeroportos vão ter acesso ao cadastro do ETA e verificam na hora se seu visto está lá, vinculado ao seu número de passaporte.

- Obviamente, se você renovar o passaporte brasileiro, deverá obter outro ETA para o Canadá, já que a autorização é vinculada ao número do passaporte.

 - Se você JÁ tem o visto canadense de turismo (ou autorização de viagem) válido no seu passaporte, pode continuar usando até a data de expiração (do visto ou do passaporte, qual vir antes).

- O fato de ter o visto americano de turismo continua NÃO dando direito a entrar no Canadá. Esse visto só te torna elegível para o visto canadense simplificado.

- Se você teve tanto o visto canadense nos últimos 10 anos e tem o visto americano, ótimo! Plus a mais pra você (mas acho que não muda nada no preenchimento, já que é requirido somente um, pelo menos).

- Segundo o site do governo canadense, o ETA tem validade de 5 anos OU até a expiração do passaporte do aplicante.

Vista do Canadian Museum of History - em Gatineau - para o centro de Ottawa, incluindo o Ottawa River (semi-congelado) e o Parlamento Canadense.

Yay! Parece bem simples né?!
Bons passeios pelo Canadá!