6 on 6 | Julho 2017: 150 anos do Canadá


O verão demorou a chegar por aqui nesse ano e agora, já em julho, finalmente estamos tendo alguns dias de sol e calor (antes estava chuvoso e ameno). Junho foi muito chuvoso por aqui e com a grande celebração dos 150 anos do Canadá chegando, todo mundo esperava que o 1º de Julho fosse dar um dia bonito, mas o dia passou encoberto com pancadas de chuva, deixando tudo um pouquinho mais complicado para as multidões querendo comemorar o feriadão por lá.

Nosso plano nem era ir até o centro de Ottawa e sim curtir uma comemoração aqui no nosso bairro mesmo, como fizemos no ano passado, mas de última hora, vendo que a chuva tinha dado uma trégua, resolvemos dar um pulinho até o centro para a grande festa. 

E apesar da atmosfera ter sido ótima, todo mundo feliz e exibindo as cores vermelho e branco, achei algumas coisas desorganizadas e a multidão, por alguns momentos, difícil de transitar.  Nem chegamos perto do Parlamento, pois haviam várias barricadas para restringir o acesso à área, o que gerou enormes filas (e nós nem pensamos em ficar em fila...).
O bom é que o ano de 2017 vem recheado de coisas legais país à fora para celebrar os 150 anos. Po exemplo, adoramos o novo parque Giver 150, temático com províncias e territórios canadenses e considerado o maior do Canadá. As meninas adoraram!
Logo queremos visitar o Mosaicanada, uma exposição de esculturas de plantas em Gatineau

Enfim, o Canada Day foi especial de qualquer forma. Tentamos celebrar nosso novo país em família e amigos, mas seguidamente me pego celebrando e lembrando do Canadá em várias épocas do ano e por diversos lugares que vamos, mesmo fora daqui. Este foi nosso 10º Canada Day!!!

Mas vamos as fotos antes que eu passe o post todo escrevendo...hehe

#1 - AS CANADENSES

Pirulitando em Québec City

Nossas canadenses são as mais empolgadas com o país. Alice sabe cantar o hino em inglês e também a versão bilíngue. Diana não pode ver uma bandeira ou uma folha de maple que sai gritando: Canadá!!! 
Aí são elas curtindo um doce tipicamente canadense, pirulito de maple, num café super fofo numa das cidades mais antigas do Canadá: Québec City com seus409 anos!! (vem post logo no blog). 

#2 - CELEMBRANDO FORA DO CANADÁ



Está aí eu em Orlando, no parque da Disney Epcot, na região dos países e claro, o Canadá! Tão lindo e emocionante!
E adorei mais ainda foi o button de celebração que eles fizeram em comemoração aos 150 anos do Canadá. Eu vi alguém usando no parque e logo já quis ir pedir um na lojinha do Canadá nessa área aí (e eu consegui 1!) 

#3 - GIVER 150

Giver 150 fica no Mooney's Bay Park

Parquinho patrocinado por um canal de TV daqui e o governo, o Giver 150 ficou quase todo pronto no verão passado, mas só foi oficialmente anunciado ao povo agora para o Canada Day. 
A gente conseguiu visitar no primeiro dia de sol que deu agora em julho e claro, era feriado estava lotado. Ainda assim, achamos muito legal, com as estruturas baseadas na história e tradições das províncias e territórios canadenses. Várias e várias horas de diversão pra criançada, com certeza.


#4 - SOUVENIRS

Coisinhas fofas na loja Marshall's

Essa nem precisa explicar quase né. Mas juro que eu nunca tinha visto tanta coisa com a bandeira ou tema do Canadá nas lojas. Nesse caso aí, canecas (que eu tive que me conter para não comprar!), biscoitos temáticos, camisetas, etc. Realmente de tudo um pouco. 
Não foi à toa que a sessão da Dollarama um dia antes do dia do Canadá não tinha mais quase nada (#tudovermelhoebranco).

#5 - CANADA DAY

Canada Day 2017 - Ottawa

Está aí um pouco da multidão do dia do Canadá de 2017 em Ottawa. Foi legal fazer parte dessa celebração (mesmo que vendo tudo pelo telão! hehe).


#6 - MULTICULTURALISMO

Bandeira canadense

Uma das coisas mais legais do Canadá, na minha opinião, é a forma aberta que o país aceita diferentes culturas, religiões e povos em geral. O dia do Canadá também me lembra de celebrar isso, ainda mais vendo gente de tanto canto diferente do mundo, orgulhosamente vestindo a bandeira canadense.

E claro, acessem os links abaixo para ver o que rolou nas outras cidades canadense do projeto e veja alguns dos nossos Canada Days nesses 10 últimos anos também (nos links mais abaixo):

                              Victoria Embarque com a Pri | Priscila  
                                  Vancouver | Viajadora | Thaís
                            Edmonton | Edmonton Feelings | Juliana  
                                Calgary | De bem com a Vida | Mariana  
                                   Toronto | Gaby no Canadá | Gaby




Beijos e até o próximo!