Receita de bolacha de manteiga: shortbread

Shortbread cookies - Bolacha de manteiga

Não que eu me considere com grandes habilidades na cozinha, mas no geral e principalmente quanto tenho a combinação de disponibilidade e vontade, gosto de cozinhar sim.
Uma das minhas características como chef da minha cozinha é que não consigo seguir muito receitas. 
Acho que não tenho paciência para pratos muito elaborados, com múltiplas etapas e ingredientes que não são familiares pra mim. Também acho que é a questão de tempo mesmo.
Enfim, eu sou do tipo de improvisar com o que tem na geladeira e tenho um grupo de ingredientes que estão sempre nos meus pratos. Para as meninas, não tem muito segredo, elas não tem um grande número de coisas que gostam.

Acima de tudo, tenho tentado melhorar a qualidade das coisas que consumimos em casa. Tipo evitar produtos industrializados o máximo quando possível, comprar orgânicos quando acessíveis, fazer do zero ao invés de comprar comida pronta. 
Meu foco é comprar produtos que os ingredientes sejam simples e não uma combinação doida de nomes quase impronunciáveis, como geralmente vem os conservantes, aditivos etc.

Toda essa história para compartilhar com vocês a minha receita de bolachinha de manteiga (shortbread), e quando digo minha, é na verdade uma mistura de receitas que li online e juntei com meu toque pessoal.

Diego começou a comer umas bolachinhas limilares nos vôos a trabalho e eu, por concidência, tinha comprado as mesmas aqui por Ottawa. Ambos viramos fãs. Então resolvi testar nossa versão caseira e ficou ótima, e o melhor, é super fácil de fazer, com apenas 4 ingredientes.

SHORTBREAD COOKIES | BOLACHA DE MANTEIGA

- 1 1/4 Cups of softened salted butter | 340g de manteiga com sal, amolecida;
- 1 cup of icing sugar | 1 xícara de açúcar de confeiteiro;
- 3 cups of all-purpose flour | 3 xícaras de farinha de trigo;
- 1 tea spoon of vanilla extract | 1 colher de chá de essência de baunilha;

Mix the softened butter in medium speed with a mixer. Add sugar and beat until well blended. Add four, cup by cup, until the mixture is well blended and smooth. At last, add the vanilla extract. Shape into a pan at a thickness of about 1/4" (you can use parchment paper to make it easier).
Heat the oven to 375ºF and bake until lightly brown (corners) - about 15 minutes.

Bata a manteiga com batedeira em velocidade média até bem misturada, adicione o açúcar aos pontos. Quando tiver uma mistura homogênea, acrescente as xícaras de farinha, uma a uma, misturando bem. Por fim, acrescente a essência de baunilha. 
Você pode usar forminhas para moldar as bolachas, mas eu achei mais fácil fazer pequenos retângulos na forma com a mão mesmo (deixei com 1 a 2 cm de espessura), com espaço umas da outras, porque elas crescem um pouco.
Aqueça o forno à temperatura de 375ºF ou 190ºC e asse as bolachas por uns 15 minutos ou até que elas começem a dourar nos cantos (não deixe dourar muito).

Pra mim rendeu um pouco mais de 30 bolachinhas retangulares e já está acabando!!

Et voilá! Feito!!

Um comentário: