Mercado de trabalho de TI em Ottawa

By Adriane Jungues - novembro 17, 2017

Diego posando com o troféu da empresa!! Chique esse meu marido!

Algumas perguntas recentes que recebi me motivaram a escrever um pouco sobre a área de TI em Ottawa, ou com chamamos aqui, IT e/ou technology.
Lá quando estávamos ainda na fase de imigrantes, pensamos em Vancouver, mas ficamos mesmo, no final, entre Edmonton e Ottawa. Nossas pesquisas (especialmente em sites de emprego) nos fizeram
colocar mais pontos positivos para Ottawa, dentre os que a nossa linda capital já tinha. Sabíamos que a área de TI tinha expectativas de crescimento na região.
Ottawa, hoje em dia, é sim, um dos pólos tecnológicos do Canadá. Há várias grandes empresas localizadas aqui pela cidade, servindo as mais diversas carreiras no setor de tecnologia. Alguns grandes nomes são IBM, Blackberry, Shopify, Apple, Amazon, Microsoft, Mitel, Delloite etc...

Agora, você pode dizer que não se compara com Toronto e Montreal, mas acho que pode se resumir à questão oferta e demanda. Toronto tem muitas ofertas de emprego, mas também muitos e muitos candidatos para cada vaga. Em Ottawa, me parece que a luta é um tantinho mais justa. Ainda um número bom de ofertas, porém uma "piscina"de candidatos, um tanto menor, o que, por vezes, resulta em mais oportunidades de emprego (não é uma regra né gente, mas é a idéia que temos por aqui, após 10 anos). 
Claro, tudo depende da sua área em específico (a área de TI é tão vasta) e dos outros fatores que podem fazer você, como imigrante, escolher uma cidade ou outra. Os critérios são muito pessoais.

A área de Ottawa onde a maior parte das empresas de tecnologia está localizada, fica no lado oeste da cidade, em Kanata (um subúrbio de Ottawa). Kanata North é o maior parque de pesquisa e tecnologia do Canadá, com pouco mais de 500 empresas localizadas nessa área, gerando $7.8 bilhões (valor bruto) anualmente. 
Destas 500+ empresas, 64% são canadenses (mas se espalham pelo Canadá e mundo todo) e ao total, são mais ou menos 30,500 empregos neste setor (diretos e indiretos)
Vejam mais informações no link da foto abaixo. A melhor forma de aplicar para vagas nessas empresas são os sites de emprego, Linkedin e pesquisando os sites das empresas diretamente, para maiores detalhes de possíveis vagas na área de atuação.
Imagem do site Kanata North

A empresa onde Diego trabalha fica nessa área e ontem recebeu um prêmio de melhor empresa de tecnologia do ano pelo 2017 Best of Ottawa Business Awards (pelo Ottawa Business Journal e Ottawa Chamber of Commerce). Parabéns Thinkwrap Commerce e orgulho do marido, que é um profissional esforçado, dedicado e talentoso!

Até o próximo post!

  • Share:

LEIA MAIS

4 comments

  1. Muito bom o post, Adriane!!!
    Parabéns para o Diego!!
    Sabemos que bons profissionais encontrarão boas oportunidades em todos os lugares que forem! Mas saber que Ottawa está com demanda na área de TI já é um enorme conforto para mim e meu marido que escolhemos a cidade para ser a nossa nova morada em 2018!
    Mais uma vez, parabéns pelo blog!
    Abraços!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, exatamente Mariana! Mas que legal que vcs já se decidiram por Ottawa! Adoramos morar aqui!
      Beijo e obrigada!

      Excluir
  2. Parabéns para o marido e amei o post! Quero escrever sobre a área aqui em TO (já que o marido trabalha nisso) e certamente vou citar o seu post para quem quiser saber da visão em Ottawa. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Gaby! Acho que bastante gente vai se interessar pela sua visão da área de TI em TO..hehe
      Beiiijos!

      Excluir