6 on 6 | Março: Arte urbana

By Adriane Jungues - abril 06, 2018

Senhor! Já estamos em Abril! E que mês intenso que foi Março/2018 para nossa família aqui. Vocês bem sabem que recebemos nosso mais novo membro, o baby Arthur e por esta razão e tantas outras mais, o blog ficou quietinho desde do 6 on 6 de março. Bem, logo quero retomar os tempinho para esse cantinho aqui, então como eu falo aqui, hang in there, I'll be right back, com a programação normal.
Neste mês do 6 on 6, falamos de arte urbana, ou seja, murais, esculturas e demais expressões culturais e de arte que vemos aí pelas cidades canadenses a fora.
Eu adorei aprender um pouco sobre os lindos murais que vem aparecendo pela cidade e confesso que não fazia idéia de tantos que temos espalhados por Ottawa (veja bem, deixei vários de fora, por falta de lugar aqui no post - afinal, são apenas 6 fotos né! hehe).

Vamos lá?


#1 - BYWARD MARKET

Foto por Kieran Delamont

O mural entitulado Tunnganarniq, foi pintado por quatro jovens artistas aborígenes, Christine Adamie, Kevin Qimirpik, Janice Qimirpik e Harry Josephee, junto com os seus mentores Parr Josephee and Joseph Pinguartuk vindos de Cape Dorset, Nunavut, sob a colaboração entre Escola de Arte de Ottawa (Ottawa School of Art) e Embaixada da Imaginação (Embassy of Imagination)
Você encontra esse mural num dos locais mais populares de Ottawa, o Byward Market. Ele foi inaugurado no verão passado.


#2 - GLEBE

Foto por deanspic via flickr

Outro mural interessante, este no Glebe, bairro próximo ao centro, pelo artista Dan Metcalfe. Fica em um beco na Bank Street (bem dizer ao lado da loja Mrs. Tiggy Winkles) e representa uma criança com óculos de aviador, sobrevoando a área onde fica o mural. Ainda tem um outro mural nesse beco, de bonecas russas, dois murais num local só.


#3 - DOWNTOWN

Alice e Diana adoraram visitar a aranha gigante novamente, como elas chamam...
Já retratada aqui no blog diversas vezes, a Maman é a famosa escultura da aranha que fica em frente a Galeria Nacional de Arte do Canadá, pela artista Louise Bourgeois. É um ponto super estratégico no centro, facilmente acessível a pé dos maiores pontos turísticos de Ottawa.


#4 - REMIC RAPIDS PARK


Estas esculturas de pedras, criadas pelo artista John Felice Ceprano, "enfeitam" um pequeno trecho da margem do rio Ottawa (mais ou menos próximo a Tunney's Pasture), chamado de Remic Rapids Park. Segundo consta, a área era popular ponto de trocas e descanso usada pelo povo indígena e depois por primeiros exploradores. 
O artista equilibra as pedras desde 1986 e renova algumas a cada estação.


#5 - CANADIAN MUSEUM OF HISTORY

Namaxsala
Escultura por Mary Anne Barkhouse/ Foto por Kate Porter

O lobo na canoa (Wolf on the Canoe) me parece uma escultura interessante de retratar aqui., bem minimalista, como eu gosto.
Ela fica no exterior do Canadian Museum of History, em Gatineau (mas a 2 minutos de Ottawa), o museu mais visitado do Canadá. Neste pequeno espelho d'água se tem lindas vistas para o Parlamento e a escultura em si, toda em cobre e bronze, pela artista Mary Anne Barkhouse.

#6 - BYWARD MARKET DE NOVO

Nós no letreiro de Ottawa - no verão passado.

O letreiro com as seis letras da capital canadense em tamanho grande foram instaladas como parte de comemoração aos 150 anos do Canadá e obviamente pelo grande número de turistas que visitou a cidade no ano passado, por essa razão.
A idéia era de o letreiro ser apenas temporário, mas fez tanto sucesso, tanto com os turistas quanto com os moradores da cidade, que finalmente aceitaram mantê-lo em definitivo. Agora ele se localiza num novo lugar, há poucos metros do local desta foto. Você o encontra na York Street, esquina com a Sussex Drive e a foto ainda pode retratar com Connaugh Building, Embaixada dos Estados Unidos e até a torre do Parlamento ao fundo.
Estou louca pra ir lá ver ao vivo como ficou no novo lugar!

Espero que vocês tenham gostado! Me motivou a desvendar mais murais e arte urbana aqui em Ottawa. Quem sabe eu não junto a turma no verão e vamos turistar na nossa cidade novamente?! hehe

Imagino que as demais cidades canadenses do projeto devem ter lindo lugares pra vocês conhecerem! Acessem o blog das meninas e sigam para não perder nada!



                           Victoria Embarque com a Pri | Priscila  

                         Edmonton | Edmonton Feelings | Juliana  

                             Calgary | De bem com a Vida | Mariana  

                               Toronto | Gaby no Canadá | Gaby

                            Mississauga | Minha Neve e Cia | Carol


Beijos e até maio! 

  • Share:

LEIA MAIS

4 comments

  1. Essa aranha é demais, eu acho LINDA!

    ResponderExcluir
  2. Amei esses murais, quero ver quando eu for por ai de novo. Bjs

    ResponderExcluir