6 on 6 | Agosto: Paisagismo/Jardinagem no Canadá

By Adriane Jungues - agosto 06, 2018



Gente do céu, realmente o blog tá quase só vivendo de 6 on 6 na atualidade, já deixo aqui minhas desculpas. Tá dando tempo nenhum de focar aqui. Retorno, pelo menos algumas vezes por mês está nos meus planos, acredito que em breve consigo encaixar na rotina novamente.

Bem, mas enquanto isso, 6 on 6 continua firme e forte. Neste mês de agosto, falaremos de paisagismo e jardinagem no Canadá, super em alta nesta época do ano.

A primeira coisa que eu diria para quem nunca ouviu sobre o assunto no Canadá: aqui a maioria das pessoas faz o seu próprio jardim. Pois é, raramente se vê empresas que prestem o serviço de paisagismo. Só mesmo empresas que cuidam de grama e de aparar jardins já prontos.

E por que? Imagino que seja pela cultura mesmo, todo mundo já sabe que se quer ter um jardim bonito, vai ter que se dedicar e que claro, o jardim só está visível (ou bem bonitinho) de Maio a Outubro, no resto do ano está coberto de neve ou gelo.

#1 | PAISAGISMO nos SUBÚRBIO


Jardim de uma casa aqui no subúrbio.
Caminhando aqui pela vizinhança, esse foi o jardim melhorzinho que achei. Como vocês podem ver, simpático, mas simples, cultivado pelos donos da casa mesmo.

#2 | MÃOS-NA-MASSA

Nosso jardim no quintal no ano passado.

Bem dizer, mãos na terra né. Tá aí a prova: Diego trabalhando num jardim pequeno no nosso quintal no ano passado. Compramos as plantas, a terra para jardinagem e inclusive montamos o canteiro.

#3 | LOJAS 


Venda de flores na primavera - Home Depot

Uma pequena amostra de como as lojas se empenham em oferecer uma grande variedade de plantas, folhagens e flores para os interessados em jardinagem. Além disso, há uma imensidão de vasos, utensílios, adubos, decoração, pedras etc. Tudo que você possa imaginar e talvez ainda mais!
As lojas mais comuns de encontrar toda essa variedade de coisas são tipo de home improvement: Home Depot, Lowe's, Rona, Canadian Tire e alguns supermercados também montam uma área para jardinagem de Maio a Julho (geralmente em uma parte do estacionamento).

#4 | PLANTAS SAZONAIS

Seasonal - plantinhas que não sobrevivem o ano todo.

Aquelas plantinhas que sobrevivem apenas alguns meses, como por exemplo, a grande maioria das flores. Essas você tem que comprar novas todo ano. Geralmente são lindas, coloridas e dão um toque legal a qualquer jardim.

#5 | PLANTAS PERENES

Perennials - ou sobrevivem ou renascem todo ano. Essa verde mais vibrante chama-se Hosta e tem em quase todo o jardim aqui em Ottawa.

Nessa categoria, entram as plantas que ou sobrevivem ao frio canadense ou desaparecem no inverno e re-vivem nos meses de calor. É mesmo incrível: as folhas secam, os caules também. Parece que a planta morreu de vez. E na primavera, começa a brotar do chão e em pouco tempo está crescendo firme e forte, toda verdinha. Outras, como ciprestes, permanecem o inverno todo. Eu prefiro as folhagens e árvores perenes, pois não preciso ficar comprando e re-fazendo o jardim todo ano.

#6 | LUGARES PÚBLICOS

O paisagismo do Canadian Museum of History - plantas locais: nesse caso, algo parecendo com papim predomina.
Alice ainda pequena em 2012.

Claro, há locais onde os jardins são floridos, tipo alguns parques e em específicas épocas do ano, mas num apanhado geral, o paisagismo de locais públicos visa usar plantas nativas do local, minimizando efeitos na flora e fauna local. Um exemplo é o Canadian Museum of History, na região de Ottawa, onde as plantas são todas de espécies que já "habitavam"o local antes mesmo da construção do museu. Bem diferente de jardins planejados e lindíssimos. Eu acabei encontrando beleza nesse tipo de paisagismo também.

Obrigada pessoal por acompanhar o projeto: nós "vemos" em Setembro!

Acompanhem os posts das outras meninas do projeto: se vocês ainda não conhecem, vão adorar!

                          Victoria Embarque com a Pri | Priscila  

                         Edmonton | Edmonton Feelings | Juliana  

                             Calgary | De bem com a Vida | Mariana  

                               Toronto | Gaby no Canadá | Gaby

                            Mississauga | Minha Neve e Cia | Carol


Até mês que vem!

  • Share:

LEIA MAIS

0 comments