3 semanas na Alemanha

By Like a New Home Blog - agosto 30, 2019

Skyline de Frankfurt no meu trajeto diário da escola...

Apesar de eu estar ainda devendo diversos e diversos posts sobre o processo até aqui, não queria perder a oportunidade de escrever em tempo real como estamos lidando e o que está acontecendo nessas 3 primeiras semanas de expatriados na Alemanha.


Logo de cara, na primeira semana, Alice e Diana já começavam a escola e apesar de termos assinado virtualmente todos os documentos necessários, ainda faltou mandar os definitivos e mais algumas poucas pendências a respeito da escola. Elas já começaram bem, não estranharam tanto, pois muita gente fala inglês lá (a escola é bilingue, inglês/alemão). Pra nós também está sendo tranquilo, todo mundo bem prestativo e legal, inclusive os pais de outras crianças que vamos conhecendo aos poucos. Estranhamos entrar em grupos do Whatsapp para questões da escola, coisa que não acontece no Canadá.

Didi pronta para o primeiro dia de escola na Alemanha - ela está na Kita.

Na primeira e segunda semana, também começamos a avaliar o que era necessário comprar de imediato, tipo eletromésticos e coisas para a casa que não estão vindo no nosso contâiner (história para outro post). Então já compramos máquinas de lavar e secar, alguns pequenos eletros tipo cafeteira, torradeira, microondas, etc. Também pesquisei e projetei (mentalmente) alguns móveis essenciais da sala de jantar e estar e alguns já foram comprados e estão chegando aos poucos. Outra coisa grande foi o nosso walk-in closet, super necessário, já que nenhum dos quartos tem armários para guardar roupas (as meninas e o Arthur também ganharão guarda-roupas, assim que possível).

Aventuras na IKEA - quase sempre se compra mais que pode levar..hehe
Mas sem problemas, a gente leva no colo  mesmo...
Walk-in closet - vai ficar legal, mas tá dando um trabalho montar todas essas caixas!
E em 3 semanas, resolvemos diversas das burocracias de chegada num novo país. Nos registramos na cidade onde estamos morando, já que estamos acampados no nosso lar "definitivo". Logo com esse registro, abre portas para outros, seguros, plano de saúde, de serviços pra casa, taxa de rádio/TV, dos cachorrinhos etc. 
Finalizamos a compra do nosso primeiro carro por aqui também, processo que já vinha sendo encaminhado desde o Canadá ainda, mas que precisou de alguns detalhes extras. Diego finalmente conseguiu buscar o carro há poucos dias, na cidade de Stuttgart (o plano era transformar a viagem até lá em passeio em família, mas acabou que não deu...)


Caixas vazias = esconderijo ou casinha improvisada...

No mais, já tivemos várias saias justas, mas acho que estamos lidando bem com o fato de não falar alemão e se virar mesmo só no inglês, coisa que pra nós é extremamente habitual, já que fazíamos isso no Canadá há 12 anos. Tivemos muita gente passando a falar inglês quando anunciamos que não falávamos alemão e poucas pessoas que se negaram ou realmente talvez não soubessem. Por telefone tem pra ser a situação mais difícil, se a pessoa realmente não fala inglês, mas mesmo assim, acabamos nos entendendo com nosso vocabulário limitadíssimo (conseguimos entender um pouco-mínimo, mas falar, ah isso nada ainda).

Quanto ao clima, as duas primeiras semanas foram super agradáveis, com médias de 22 graus. Já essa terceira semana foi com días lindos, mas um tanto quentes demais para nós, especialmente porque a casa não tem ar condicionado central, coisa que estávamos acomodadamente acostumados no Canadá. O isolamento da casa é eficiente, a ventilação abundante (as janelas são vastas), mas ainda sim, pra dormir tem side um pouco desconfortável. Torcendo para dias mais amenos nas próximas semanas.

Ainda não deu para turistar muito, já que todo dia tinha coisa pra resover ou montar (hello IKEA) em casa. Conseguimos dar um pulinho no centro da nossa cidadezinha, tambén no centro de Frankfurt para um almoço com um amigo, uma visita a piscina pública da nossa cidade também e uma caminhada por uma das "florestas" perto de casa, com a família toda (peludinhos inclusos).

Dizem que os alemães adoram trilhas e caminhadas - bem vamos tentar adicionar isso a nossa rotina - é tão prazerozo!

Parque na cidadezinha de Bad Soden

Canto fofo no centro de Kronberg im Taunus

Love/Liebe no centro de Frankfurt

Bem, próxima semana promete ser decisiva, com Diego voltando ao trabalho em tempo integral e nossas coisas chegando no contâiner. Com isso, um passo mais perto de organizar a casa e nossa rotina de uma forma mais harmônica para todos e talvez, só talvez, começar a planejar as viagens futuras, mesmo que só começando com lugarejos próximos.

Até breve!





  • Share:

LEIA MAIS

0 comments